domingo, 1 de agosto de 2010

Eva Seeley - Kotzebue


                                                    

Eva Seeley e seus cães
Eva Seeley Brunelle, apelidada de "Shorts"( Curta) por causa da sua baixa estatura, frequentemente é considerada a "Mãe" do Malamute do Alasca . Eva Seeley foi igualmente influente no desenvolvimento e reconhecimento do Husky Siberiano e portanto, pode ser considerada como uma gigante (apesar de sua pequena estatura) na raça nórdica em geral e em especial os cães de trenó.


Nascida em Worchester, Massachussetts , 19..? Eva Seeley desenvolveu interesse em cães de trenó através de sua amizade com Arthur T. Walden, um famoso explorador, escritor, criador e condutor de trenó (musher). Em 1923, quando Eva Seeley foi convidada a organizar um carnaval de inverno em sua cidade natal de Worchester, ela pergunta a Arthur Walder se podia fazer uma demonstração com os seus cães de trenó, como a atração principal do carnaval. Durante o carnaval, Eva Seeley tivera a oportunidade de liderar uma equipa de cães. Essa experiência foi tão excitante, que o curso da vida de Eva iria mudar completamente.
 

Eva Seeley e sua equipe e cães
Em 1924 Eva Seeley (então Brunelle) e Milton Seeley se casaram e passaram a lua de mel na pousada por Arthur Walden. A amizade dos Seeley com Arthur Walden contínua alguns anos mais tarde, quando Arthur Walden estava preparando uma expedição para a Antártida do Almirante Richard Byrd, Walden convenceu o Seeley a gerenciar seu canil "Chinook" em Wonalancet, New Hampshire , durante sua ausência. Os Seeleys concordaram , e o casal , cada vez mais , se dedicou ao mundo dos cães de trenó. Eva Seeley rapidamente se torna uma condutora de trenó qualificada e forma sua própria equipe de trenó.
Durante a expedição Byrd ,a "Grande Depressão" atingiu a América e a situação financeira era tão ruim que a esposa de Arthur Walden ,Kate , não teve escolha se não vender o canil Chinook para os Seeleys. Assim, Walden e seus cães partiram para expedição , e o canil "Chinook Kennel" passa para os Seeleys. Para escapar da "Grande Depressão", os Seeleys participaram em atividades comerciais. Eles mudaram para uma terra de 200 hectares onde tinha o canil Chinook e começaram a anunciar os seus cães como "Dogtown Village", oferecendo passeios de cães de trenó para turistas e capitalização de lucros das expedições polares.
 Durante os preparativos para a Expedição à Antártica do Almirante Byrd, um bom número de cães haviam side levados para o canil Chinook para serem treinados e selecionados. Os dezesseis cães do "Chinook" não foram suficientes para expedição e mais cães foram adquiridos a partir de Labrador e Alasca. um lobo cinzento , pêlo grosso e uma bela cauda emplumada. Seu nome era "Rowdy Of Nome",este cão tinha sido levado por "Scotty Allan", um famoso condutor de cães de trenó. Allan tinha comprado "Rowdy of Nome" no Alasca e ficou impressionado com a natureza delicada do cachorro que ficou com ele. Ele disse a Eva Seeley,que na sua opinião, Rowdy é o representante ideal para o maior tipo de cães do Alasca. Eva Seeley foi cativada pela beleza de Rowdy: Ele era muito diferente dos cães tinha visto antes. Rowdy era maior do que um Husky Siberiano, pesava cerca de 36 Kg (80 pounds). Tinha aparencia de um lobo , mas com um caráter muito doce.




Yukon Jad
Quando a expedição Byrd Partiu, Eva Seeley começar a procurar mais exemplares deste tipo grande de cães de trenó. Ela encontra no canil de Elizabeth Ricker e Leonhard Seppala (Poland Springs) , em Maine ( New England), um cão chamado " Yukon Jad" que fora importado do territorio de Yukon, no Canadá. Após a corrida heróica do soro de 1925 na cidade de "Nome", "Yukon Jad" tornou-se famoso. Leonhard Seppala junto com a Sra Ricker estavam criando Husky siberiano , mas Seppala estava mais interessado em cães de trenó menores , então deu "Yukon Jad" para Seeley. Como "Rowdy of nome", "Jad" era um cão grande e forte, o lobo cinzento, as orelhas erguidas e sua cauda portada sobre o dorso como uma pena.
O Seeley encontra uma parceira adequado para "Yukon Jad", chamad "Bessie", que tinha sido dado a eles por Walden. Antepassados de Bessie eram desconhecidos, embora Eva Seeley certa vez se referiu a ela como groelandês ("Entrevista com Eva Seeley "Kit Kirby's interview","Alaskan Malamute" Anual", 1981).De acordo com Eva Seeley , o manto de Bessie tinha um casaco mais grosseiro ( pelagem) do que um Husky Siberiano, e tinha uma cabeça grande, orelhas eretas, e um excelente pé em raquetes de neve ( Bota de neve). "Bessie" cruzou com com "Yukon Jad" em 1929 ,era o início da primeira ninhada Malamute do Alasca de Seeley . Nasce quatro filhotes muito semelhantes.

Eva Seeley acompanhada de Gripp, Finn e Kearsarge of Yukon


Finn of Yukon e Kearsage of Yukon, "combatentes" na 2ª guerra mundial


Eles foram chamados: "Tugg of Yukon","Gripp of Yukon" ,"Finn of Yukon" e "Kearsarge of Yukon". Seeley desenvolveu uma linhagem uniforme de cães. Isto foi conseguido graça a uma selecção cuidadosa e usando somente os cães de aparência semelhante.A fim de preservar a função original da raça , ou seja , cães de trabalho; o Seeley utilizava os cães que participaram em várias expedições e cuja habilidade foi testada.
Eva Seeley aproximar-se do American Kennel Club (AKC), para ter seus cachorros reconhecidos oficialmente.O AKC teria dado um reconhecimento provisório. As condições necessárias eram: um número suficiente de cães de qualidade e caracteristicas , eram para ser mostrado em diversas classes ,até que tenha um número de cães para garantir a continuidade da raça. Seeley e e outros criadores de raças do norte concordaram com esta condição e começou a mostrar malamutes do Alasca, Husky Siberianos e Samoiedas em algumas das exposições mais prestigiadas do país. Em 1935, o registo dos Malamutes do Alasca com pelo menos duas gerações no pedigree começa, e "Rowdy of Nome" ,foi o primeiro a ser registrado. O registro foi concedido aos cães com os antepassados desconhecidos, mesmo se fosse para ganhar pontos em exposição.
Kotzebue Panuck of Chinook
No entanto, as exposições não era a principal prioridade da Eva Seeley. Seu programa de melhoramento foi baseada em grande parte na seleção de cães de trabalho para expedições. Na verdade, ela estava fazendo dois tipos de seleção ao mesmo tempo, uma para produzir cães de trabalho e o outro para desenvolver a raça pura do Malamute do Alasca. O nome original "Chinook" não foi abandonado, ele foi usado como um sufixo , por exemplo, como no caso do famoso "Kotzebue Panuck of Chinook".
Cada Malamute do Alasca que foi registrado antes de 1950 eram um Kotzebue, ou descendente de Kotzebue. No entanto, durante este período houve muitos outros cães que foram definidos pelos seus proprietários e criadores sendo Malamute do Alasca, embora estes não tenham sido registrados no AKC. Ao mesmo tempo que o Seeley estavam adquirindo para seu canil cães de Malamutes do Alasca, em "New Hampshire", um homem chamado Paul Voelker estava adquirindo animais para seu canil "Marquette",em Michigan, conhecido como os "M'Loot". Juntamente com "Kotzebue", e os cães "M'Loot" e "Hinman-Irwin" são a base e o fundação da raça.
Quando o Alaskan Malamute Club of America (AMCA) foi formado em 1953, Seeley tornou-se primeiro presidente. E Eva foi oficialmente juiza da AKC. Seus méritos são muitos, era o dona e criadora do primeiro Malamute campeão (Gripp of Yukon em 1936) , assim como o proprietária do primeiro Malamute do Alasca registrado (Rowdy of nome). Eva "curto" Seeley também era famosa pela demonstração dada com seus cães de trenó nos Jogos Olímpicos de "Lake Placid", em 1932. Este evento ajudou a promover a popularidade do Malamute do Alasca e outros cães de trenó.

Dakota, Kartoc e Napic Kotzebue
Depois de Eva Seeley morreu em 1985, Carol Williams, que durante anos colaborava e trabalhava com Eva, assumiu a linha Kotzebue. malamute do Alasca. Seus cães são Kotzebue puros e tem património "Chinook" como o nome do canil. como no caso , Dakota Kotzebue.






No centro Eva e Carol Williams
Os outros canis que  produzem a linhagem Kotzebue puros são: "Sno-Pak" de Arthur e Natalie Hodgen e Tigara, fundada por DC e Dillingham Dorothy, propriedade de Samuel Walden (neto de Arthur Walden).
Enquanto a mistura de Kotzebue, M'Loots , Hinman- Irwins e Husky Paks , a seleção que tem mais bem sucedida, esta acontecendo hoje , e tem atenuado as diferençass entre os "cepas" de origem.
O legado de Eva Seeley será lembrado para sempre. Através de sua dedicação o Malamute do Alasca foi reconhecido oficialmente como uma raça e foi apresentado com sucesso em exposição. Contudo , a contribuição mais relevante para o desenvolvimento da raça para Eva B. Seeley , talvez , estava em outro lugar, ou seja, no seu amor em conduzir trenó. Como uma criadora, assim como um condutora de trenó ( musher) profissional , ela ofereceu a todos os criadores modernos um padrão e um modelo , mostrando como o melhor cães de exposição também são trabalhadores hábeis em uma trilha.





Linhagem Kotzebue
Referências:
- Barbara A. Brooks & Sherry E. Wallis," Alaskan Malamute - yesterday and Today", Alpine, 1998.
- Kit Kirby's interview to Eva Seeley, Alaskan Malamute Anual, 1981.
- This is the Alaskan Malamute ,Joan McDonald Brearley, TFH , 1975.
World Mals: http://www.alaskanmalamuteinfo.com/seeley.htm





2 comentários:

disse...

Oii Silvia
criei uma comunidade chamada [b] Meu cachorro tem manias[/b]
o nome foi inspirado por causa da minha husky que é cheia de manias...então, como nao tinha nenhuma comunidade com esse titulo resolvi criar uma...
gostaria de convidar para participar da comu e entrar como comu relacionada na que vc é moderadora...pode ser?
o link é esse: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=104971974
Se puder ajudar na divulgação da mesma serei mto grata.

Aguardo seu contato.
Obrigada

Stephanie

Qilaq o Malamute do Alasca do Brasil disse...

Oi Té,
Ok,pode deixar que vou divulgar e solicitar sua adesão nas comunidades onde sou moderadora.
Bjs e lambeijos nos belos siberianos.