segunda-feira, 9 de agosto de 2010

ANOS CRITÍCOS - Robert Zoller

É um documento extremamente interessante que todos devem ler com atenção, para entender por que a raça Malamute do Alasca é o que é hoje.
Este documento é cheio de detalhes , referências e informações sobre a invulnerabilidade dos precoce estoque fundação dos Malamutes. Muito bem escrito , e uma prazerosa leitura.
Ele também apresenta um relatório muito detalhado sobre o famoso duelo :" Seeley x Zoller", o julgamento da AKC, e como quebrou o monopólio de Eva Seeley sobre a raça , reconhecento como legítimos os diferentes cepas, dos "M'loots" e "Hinman-Irwin" no qual Robert Zoller baseou seu programa de melhoramento da raça , cujo sangue corre nas veias do Malamutes mais valiosos de hoje.
Meio século se passou desde os eventos descritos, mas ainda há pessoas, na tentativa de manter ou estabelecer um monopólio ou a exploração em uma posição de poder e influência sobre a raça.
É por isso que Robert Zoller não pode ser considerado apenas um criador importante dos velhos tempos, mas sua mensagem para todos nós, ainda é real e seu exemplo é um que todos nós devemos tentar seguir, com o nosso cão, e em nossas vidas. Esperamos que haverá muitos mais como Robert Zoller.




Nenhum comentário: