quinta-feira, 29 de julho de 2010

História: Arthur T. Walden

"Se não fosse os cães, as nossas tentativas de conquistar a Antártida por via aérea teria terminado em fracasso.A Equipe de cães do Walden era a espinha dorsal do nosso transporte. Vê-lo apressar suas cargas pesadas , ao longo da pista, ultrapassando os homens mais jovens, era difícil acreditar que ele era um homem velho. Ele tinha 58 anos, mas tinha a determinação e a força da juventude ". ( Almirante Byrd )
 
 
 
 
                                                      
Em 1896, Arthur T. Walden , deixou Wonalancet, em New Hampshire e seu trabalho como gerente da fazenda de Katherine (Kate), "Wonalancet Sleeper's Farm", para ir ao Alasca. Impulsionado por seu senso de aventura, tomou todos os trabalhos que vinha a caminho: garimpeiro, madeireiro, transporte de carga por trenós puxados por cães. Vivendo no território de Yukon, ele encontrou o negócio de cães de carga (freighting dog) altamente lucrativo.
Walden voltou a Wonalancet seis anos mais tarde. Walden tinha no seu sangue ,condutor de cães de trenó, mas a qualidade de cães de trenó não estavam disponíveis em "New England". Os cavalos e os bois que eram os animais de tração e , por isso trouxe uma variedade de cães para fazenda (Wonalancet Farm ) e começou a criar uma raça de cães que possuissem uma combinação ideal de força, resistência, velocidade e uma boa índole. Eram cães do norte, assim como , mestiços de São Bernardo, mastim e pastores. Arthur Walden estabeleceu uma linha de cães conhecidos como "cães de Walden". Muitos anos depois, sua linha ficou conhecida como "cães Chinook".
Walden apresentou sua nova linha para o mundo em 1920 na Gorham, New Hampshire, no Carnaval de Inverno, e logo começou a promover seus cães para diversas finalidades: corrida, frete pesado e recreação.


Equipe de Walden

Arthur Walden foi o vencedor da primeira corrida oficial de cães de trenó internacional ,em 1922, no estado de New Hampshire.E também foi o primeiro presidente do "New England Sled Dog club" , um clube ativo até hoje.
Em 1923, uma jovem professora do Massachusetts leu em um jornal uma matéria sobre os cães de Walden. Ela pensou , uma equipe de cães de trenó seria uma verdadeira atração no carnaval e convida Walden e seus cães.
Antes e depois do casamento , Eva e Milton eram visitantes fluentes na pousada de Arthur Walden. Eles frequentemente organizavam passeios noturnos de trenó e jantares especiais.

Arthur presenteia o casal com um dos ses cães, o " Nook" , filho de "Chinnok".
Milton e Eva Seeley, um jovem casal em lua de mel em "Wonalancet" , rapidamente se envolveram nas atividades de cães de trenó. Logo depois, Milton foi condenado por razões médicas para se aposentar de sua carreira como químico chefe de sua própria companhia. Walden sabendo do problema de saude de Milton, convenceu o casal mudar para Wonalancet e cuidar do seu canil pois partiria para mais uma aventura.
Através de um livro de aventuras de "dogdriving" publicado no Alasca, Walden ouviu falar de um jovem comandante da Marinha, em Boston, que estava se esforçando para equipar e iniciar uma expedição para explorar o continente da Antártida.

Scotty Allan
Walden procurou Byrd. Ele voltou para casa como o condutor chefe da Expedição Antártica Byrd e com as responsabilidades de instalação de equipamento, montagem e treinamento de mais de 100 cães de trenó e seus condutores. Durante a noite, os habitantes de Wonalancet encontraram-se no meio de uma nevasca de atividade de cães de trenó.
Walden contacta o condutor de trenó Scotty Allan ( musher) pedindo que traga muitos cães de trenó do Alasca. Inconscientemente, Walden prepara o terreno para a introdução do Malamute do Alasca como uma raça reconhecida. Malamutes tinham sido trazidos para estados da New England antes , e muito admirado , mas cada vez que um pequeno número de cães chegava, os surtos de cinomose dizimava os recém-chegados.
Quando Scotty Allan chegou , com um grande cão de trenó, que parecia sair das páginas do novo romance
popular "Rowdy", Eva Seeley entra em transe. Allan escolheu um gigante gentil para mostrar o que era para ele as características originais e desejáveis do cão de trenó dos nativos do Alasca . Eva imediatamente chama-o de " Rowdy". Eva Seeley tinha encontrado "sua raça", e história do "American Kennel Club" seria escrito sobre este momento.

Rowdy of Nome
Com uma intensa atividade de última hora, Walden, os condutores cuidadosamente escolhidos com 94 cães de trenó , partiram para a Antártida. Se a população local tinha pensado que estabeleceria merecida paz e sossego, não contava com o entusiasmo e a energia do jovem casal Seeleys , que foram deixados em Wonalancet com um canil cheio de cães a gerir.
Naquele inverno de 1929, o Seeleys começou a promover o esporte de uma maneira muito incomum. Na festa de gala do Natal, realizado pelo Clube das Senhoras de Boston, com a publicidade em torno da partida da expedição , o presidente do clube resolveu entrar no salão do luxuoso "Hotel Somerset" em um trenó puxado por uma verdadeira equipe de cães de trenó. Ninguém tinha previsto um trenó andando no piso cobertos com feltro sobre o mármore polido que têm pouco ou nenhum poder de travagem. Nem Milton, nem Eva, e o presidente do clube , não apreciou a realidade de uma equipe de cães esfomeados enfrentando uma mesa de buffet carregado com presunto e assados. Foi um eufemismo, para dizer que a festa rapidamente se transformou em um motim que nunca mais foi esquecido! Apesar dos eventos barulhento que se seguiu, o tempo definido para a próxima década, quando o Seeley tornaram-se líderes de um grupo de desportistas de cães de trenó, que incluía membros importantes do negócio de Boston e social das comunidades.
Em 1931,a expedição de Byrd voltou. Embora Walden voltou para uma recepção de herói, ele estava desanimado e triste com a morte do seu famoso cão " Chinook". Walden pediu em vez de nomear uma via da cidade de "Walden Highway" , era para nomear com nome do seu cão Chinook. Mais de seis décadas mais tarde, New Hampshire continua a honrar o antigo líder, mantendo Rota 113 ,a através de "Sandwich, Tamworth e Wonalancet", como ,"The Trail Chinook".
Arthur Walden perde seu amado " Chinook". Muitos especularam que ele deixou o campo e afastou-se sabendo que ele estava morrendo. Tinha idade avançada. Outros especularam que aconteceu um acidente grave, caiu em uma fenda e morreu. Em qualquer caso, Walden tinha perdido seu melhor amigo . Tragicamente, Walden queria enterrar seu amigo no chicote de fios, mas Chinook nunca foi encontrado. Morte de Chinook foi escrito nos jornais ao redor do mundo.


Chinook

O Seeleys compram o Canil ( Chinook Kennels) e os cães remanescentes de Walden . O casal empreenderam um programa de melhoramento genético , expandido as instalações, tornando-as maiores e novas. Os Seeleys tinham planejado levantar todos os tipos de cães de trenó, mas acabaram em torno de duas raças , o Malamute do Alasca e o Husky Siberiano. Raças para eles, representantes das qualidades de fortes cães de trabalho , e também, por sua beleza, inteligência e personalidade, para tornarem animais de estimação da família.Os Seeleys interromperam a criação de "Chinooks" completamente.
Através de trabalho de Julia Lombard , vizinha de Walden, apaixonada pelos cães Chinook ; Perry Greene, e um número de pessoas, ainda continuam a manter a raça Chinook, uma maravilhosa raça que não é só rica na história.
Em homenagem o estado de New Hampshire declararam o Chinook como " State dog".
Depois de se aposentar,Walden continuou a escrever livros, tinha uma vida tranqüila depois da expedição Byrd, dedicando-se principalmente aos cuidados de sua esposa, que até então era incapaz de cuidar de si mesma, por problemas de saude. Em 26 de março de 1947, deflagrou um incêndio no porão da sua casa em Wonalancet . Walden foi encontrado morto, vencido por inalação da fumaça, um herói e aventureiro deu último suspiro.




Para saber mais sobre os "cães Chinook":
http://www.chinookdogs.org/aw.htm

Referencia: Publicado originalmente no " Dog World Magazine, em 1993 - Por Nancy Cowan"


Nenhum comentário: