terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Orelhas

Padrão da raça: " As orelhas são de tamanho médio, pequenas em proporção a cabeça. O formato da metade distal das orelhas é triangular, com as pontas sutilmente arredondadas. Inseridas bem separadas, nos bordos posteriores externos do crânio, com a metade inferior inserindo-se no crânio, alinhada com o canto superior do olho, dando a impressão, que as pontas das orelhas, quando eretas, emergem do crânio, e voltam-se ligeiramente para a frente mas, quando o cão está trabalhando, às vezes, as orelhas ficam dobradas contra o crânio. Orelhas de inserção alta é falta".



Oliver's Snowolf Qilaq


O  Malamute do Alasca quando filhotes tem as orelhas dobradas e normalmente estarão completamente eretas aos 6 meses de idade. Alguns filhotes com 3 semanas de idade ja apresentam as orelhas eretas e outros demoram muito mais. As vezes uma fica em pé e a outra demora um pouquinho mais para firmar. Em outros casos , elas podem subir e abaixar aleatoriamente. Na verdade não existe uma regra de quando as orelhinhas ficarão eretas, inclusive existe a possibilidade delas nunca subirem por conta própria. Mais por que as orelhas não sobem em alguns malamutes? Pode ser genetico , ou devido a estrutura do ouvido ser muito grande e pesada (orelha de abano). Tambem é preciso analisar se o filhote não sofreu uma lesão ( caiu e quebrou a cartilagem), ou esta com uma otite , ou se falta algum nutriente. No caso de apenas uma orelha não esta levantando é bom observar se o filhote não está dormindo sobre ela. Preste atenção para que lado ele se deita, e se está esmagando ou dobrando a orelha e faça com que ele mude de lado ao se deitar.





O que fazer quando um filhote demora levantar as orelhas ? Será que posso fazer algo para ajudar a natureza? Esta é uma pergunta para ser discutida com seu veterinario. So este poderar prescrever capsulas de gelatina sem sabor ou glucosamina. Hoje em dia varias rações ja tem glucosamina em sua formula. Se o seu veterinario for homeopata uma formula com calcarea será bem vinda. Se voce não tiver sucesso e decidir que as orelhas realmente precisa ficar em pé , veja com o veterinario algum método de apoio estrutural , e quanto mais cedo começar , mais chance de sucesso terá. Mas saiba que se a orelha não ficar ereta isso é so um fator estético e não de saúde. Ele não vai deixar de ser um malamute e você deve amá-lo do jeito que ele é.






Segue abaixo otimos sites sobre o assunto:

 Método  para fazer as orelhas ficarem em pé (Taping floppy ears)
http://minnesotamalamutes.angelfire.com/tapingears.html
 
Floppy ears
http://omalmalamutes.com/omal/ears.htm
 

Nenhum comentário: