quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Paul Voelker - M"Loot


 Nos anos vinte, ao mesmo tempo que os Seeleys estavam adquirindo cães Malamutes do Alasca para seu canil, em New Hampshire,um homem chamado Paul Voelker, estava trabalhando da mesma forma no seu canil em Marquette, no Michigan, conhecido como canil M'Loot.
Voelker passou a maior parte de sua vida na reprodução e formação de cães de trenó ,e tornou-se familiar com um bom número de raças. Naquele instante,ele estava procurando algo diferente, então , começou a produzir um novo tipo de cão que ele chamou de "Malamute".
Os Malamutes do canil M'Loot vieram de diferentes localização. Os cães foram adquiridos no Alasca, alguns do exército em Montana, outros em Minnesota do "Mackenzie River Huskies" , e duas cadelas eram filhas de "Canadian Eskimo Dog" todo branco.
Em um folheto M'Loot canil, Voelker escreve que os cães de sua fundação,machos e fêmeas, vieram da indústria cinematográfica na Califórnia (Barbara A. Brooks & Sherry E. Wallis, "Malamute do Alasca - ontem e hoje ").
Gentleman Jim
Defido às suas origens diferentes, os "M'Loot" foram menos homogêneos do que os "Kotzebues". Enquanto a linha de cães dos SeeleyS, os "Kotzebue" tinha incluíndo estirpe somente de cães cinza e branco,já as cores dos "M'Loots" variavam do preto e branco para cinza prata e branco. Os "M'Loots" foram ainda mais pesados e mais altos que os "Kotzebues". Como o Kotzebue, o M'Loot de Paul Voelker tinha , muitas vezes uma capa grossa , uma cauda peluda portada sobre o dorso como uma pluma e orelhas em pé.
Assim como Eva Seeley, Paul Voelker foi um condutor habilidoso e seus cães de trenó M'Loot executavam um excelente trabalho, e recebeu um reconhecimento oficial de muitos por suas atuações.
Ao contrário de Eva Seeley, Paul Voelker raças, não eram apenas grandes cães de trenó. Em contrapartida,  M'Loot eram anunciados como excelentes cães de companhia, ideal para quem esta à procura de um cão bonito e impressionantemente atraente que fazem as pessoas pararem na rua.
Os M'Loots de Paul Voelker se tornaram populares graças à publicidade do seu canil ,muitos cães foram vendidos em muitos lares em toda a América do Norte. Como Voelker disse: "Os melhores exemplos da maior raça de cães se tornarem companhia perfeitas para as famílias em lugares diferentes, a partir do norte do Alasca aos Estados expostos ao sol ,na Flórida, California e Novo México, e no sul".

Mikiuk
Os M'Loot não foram criados apenas por Paul Voelker, mas também de por outros criadores, estes utilizaram cães M'Loot como cães fundações de seus programas de melhoramento.
Logo, os cães M'Loot tornaram muito influentes:  que ficou famoso pelo seu serviço na Segunda Guerra Mundial, o Silver King e a Silver Girl, e um cão chamado Mikiuk, criados por Paul Voelker e propriedade de Raplh e Schmitt do "Silver Sled Kennel", em Wisconsin. Mikiuk foi cruzado com uma cadela chamada "Noma", esta combinação cria dois campeões importantes: o Ch Mulpus Brook"s Master Otter Master (o primeiro Malamute do Alasca chegar ao topo em grupos de show /exposição) e a Ch Ooloo M'Loot (a primeira cadela a obter um título de campeã na história da raça). Ambos eram de propriedade do "Silver Sled Kennel".

Noma
Outra associação importante foi entre um cão chamado Nanook e Ch Ooloo M'Loot e deste par nascem: Ch Nanook II e Ch Gyana. Os descendentes desses M'Loot mais tarde tornou-se a cães fundação para um canil e são os antepassados de muitos Malamutes hoje.
Em 1950,o "American Kennel Club" decidiu reabrir o registros da raça Malamute do Alasca. Esta ação fez os proprietários dos M'Loot e cães Hinman-Irwing felizes, até então , estes tinham cães não reconhecidos oficialmente como o Malamute do Alasca.
Os seguidores de Eva Seeley e fãs dos Kotzebue, ao contrário, opuseram fortemente à decisão. Para eles , os Kotzebues só eram realmente os verdadeiros representantes da raça. Para ser
registado na AKC ,os proprietários da "nova linha" Malamute do Alasca tinham que ser apresentados nas amostras ( exposição) e obterem 10 pontos. Ironicamente, nenhum cães pertencentes de Paul Voelker, Dick Hinman e Dave Hinman ; nunca foram registrados. No entanto, muitos criadores basearam os seus programas de melhoramento com os M'Loots , e muitos proprietários que haviam comprado a sua "estirpe original" conseguiram ter seus Malamutes registrados.

 "Ch Lorn-Hall's Oogerook M'Loot" .
Depois de 1950, a maioria dos Malamutes evoluiram graças à mistura de Kotzebue, M'Loot e um pouco de Hinman-Irwin. No entanto, alguns criadores mantiveram puros M'Loots. Dentre destes , estava a canadense Lorna Jackson, dona do canil "Lorna Hall Kennels". Lorna Jackson compra o seu primeiro cão diretamente de Paul Voelker e um destes cães foi Oogorook M'Loot, que se tornou o primeiro campeão canadense Malamute do Alasca. Oogorook foi também o primeiro Alaskan Malamute completamente branco se tornar campeão na história da raça. Ele também foi usado como cão de resgate após a devastação provocada pelo furacão.
Outro criador, que continuou a reprodução M'Loot puro foi Jean Lane, proprietário do canil "Brook Farm Kennels". Como Eva Seeley, Jean Lane conduzia trenós puxados por cães e era criadora das raças Malamute do Alasca e Husky Siberiano. Seu programa de reprodução Malamute , produziu Ch Mulpus Brooks The Bear, comprado de Bill e Lois Dawsons of Kobuk Kennels. "Bear" foi o Malamute primeiro a ganhar o primeiro lugar no grupo (BOG), em 1954. Ele também foi o pai da Kobuk"s Dark Beauty , uma fêmea preta e branca de propriedade de Sr. e Sra. Rifkind
do canil "Kodara Kennel".
Kobuk Dark Beauty
Kobuk"s Dark Beauty é uma das reprodutora
mais importantes da história da raça, Mãe de Ch Sno-Crest's Mukluk , o primeiro malamute do Alasca vencer um Best In Show na América.
Em 19? AKC de repente decidiu novamente encerrar o livros do registro da raça. Foi uma grande surpresa para muitos proprietários que ainda não tinham mostrados e registrados os seus cães M'Loot.
Para obter uma cooperação mais estreita com o AKC e ter mais influência nas decisões importantes, o "Alaskan Malamute Club of America" (AMCA) começou a operar a fim de se tornar membro da AKC. Este objetivo foi alcançado em 1953, quando a AMCA recebeu uma carta dizendo que AMCA oficialmente era aceita como membro.

Ch Tuyah of Silver Sled
Depois de ganhar a adesão da AKC, criadores Kotzebue e M'Loot se esforçaram para contornar suas diferenças , e a evolução da raça move-se gradualmente em direção a fusão das linhagens. Embora alguns criadores há anos se opuseram fortemente aos M"Loots , Eva Seeley teve interesse em " cepas" e concorda em cruzar "Ch Chinnok de Kotzebue" com "Ch Tuyah of Silver Sled", uma cadela M"Loot de propriedade de Delta Wilson Smith.
Em 1960, um novo padrão da raça Malamute do Alasca foi adotado, devido aos cães M'Loot que exerceram influências consideráveis sobre sua aparência. O M'Loot eram maiores que os Kotzebue, e os criadores pediram para aumentar a altura e peso (o primeiro padrão da raça foi baseado em Gripp de Yukon, de propriedade de Seeley). No entanto, vários criadores Kotzebue tinha uma opinião diferente , e a questão foi finalmente resolvida por meio de um compromisso : o padrão atual é resultado desse compromisso.





CÃES DA LINHAGEM M'LOOT





Ch Ooloo M'Loot


Tora


CH Mulpus Brook's Master Otter

CH Gyana of Silver Sled
e  CH Nahnook II

Chitina

CH King M'Loot



Referência:
Barbara A. Brooks e Sherry E. Wallis, " Alaskan Malamute - Yesterday and Today" , Alpine , 1998.Joan McDonald Brearley , " This is the Alaskan Malamute, T.F.H.,1975.

Nenhum comentário: