sábado, 7 de agosto de 2010

Robert J. Zoller - Husky Pak

Em 1947, Robert J. Zoller começou a construção da famosa terceira linha da raça Malamute do Alasca. Robert Zoller era um oficial da Marinha e durante a Segunda Guerra Mundial, em Newfoundland ,viu um Malamute que deixou uma impressão muito forte. Era um cão forte e poderoso, mas ao mesmo tempo, uma expressão doce. Ao terminar a guerra decide procurar os criadores desta magnifica raça. Através da AKC obtem informações sobre os malamutes e procura o canil " Chinook" de Eva Seeley.
Sua pesquisa começou com uma visita ao Canil Chinook . Eva Seeley na época estava doente e tinha provisóriamente terceirizado o seu canil  Chinook a um homem chamado Dick Moulton.

"Ch Husky-Pak Mikya of Seguin"
Zoller admirou os malamutes "Kotzebues" , que foram caracterizados por uma alta homogeneidade, tinha uma cabeça bonita,  geralmente tinha uma boa parte traseira  e  ma frentes (peito muito grande, para fora na altura dos cotovelos). Eram curtos na altura e de uma única cor, o lobo cinzento.
Zoller ve os "M'Loots" de Paul Voelker , estes eram muito diferentes dos "Kotzebues".
De acordo com Zoller, os "M'Loots"  tinham tamanho melhor ,  mas alguns eram esguios e com falta de substância. Tinham uma boa frente ,mas tinham o peito estreito e sua parte traseira faltava angulação , dando-lhes uma marcha saltitante. Tendência a longas orelhas e  focinhos. Muitas variações nos casacos ( pelagem) : longos, curtos. E nas suas cores: do cinza claro ao preto , incluindo vermelho e todo branco.
Os Kotzebues foram menos agressivos, mais fácil de controlar, os M'Loots
propensos a luta, muitas vezes, difíceis de lidar em torno de outros cães.
Os M'Loots eram maiores, mais altivos e imponentes.
"Ch Arctic Strom of Husky-Pak".
Após a visita ao Chinook , Dick Moulton sugere a Zoller ir encontrar um homem chamado Dick Hinman, que também tinha Malamutes do Alasca. Zoller segue o conselho de Moulton. Na visita a Dick Hinman, Zoller fica muito entusiasmado com dois cães "Irwin Gemo" e seu filho "Hinman's Alaska". Como resultado do que tinha visto, ele compra um filhote de de Dick Hinmn que estava disponivel , o filhote era neto de "Irwin Gemo" e filho de "Hinman's Alaska", o nome do filhote era "Kayak of Brookside". Zoller abre um canil com o nome Husky Pak, sua finalidade era unir as linhas buscando as melhores qualidades dos cães M'Loot , cães Kotzebue e Hinman-Irwin. Robert Zoller e sua esposa Laura procuravam um tipo Malamute de tamanho uniforme, esqueleto forte e de boa construção.
Zoller e sua esposa Laura muito animados acharam que "Kayak" precisava se socializar com outro Malamutes.Zoller, tinha na mente muitos amigos para Kayak socializar e acabaram comprando três cachorros M'Loots: "Ch Husky-Pak Mikya of Seguin", "Ch Apache Chief of Husky-Pak" e "Ch Arctic Strom of Husky-Pak". Todos participaram de exposições e registrados nos livros genealógicos.
"Ch Cherokee of husky Pak".

"Ch Cliqout of husky Pak"
Os primeiros cães "Husky-Pak" de Zoller eram uma mistura de M'Loot e Hinman-Irwin, mas Zoller nunca se esqueçeu os cães de Seeley , os Kotzebues , e tenta inclui-los no seu programa de melhoramento. Sua pesquisa o levou a um Kotzebue puro chamado de "Toro of Bras coupe "de propriedade dos Earl e Natalie Norris. "Toro of Bras Coupe" cruza com "Arctic Storm of Husky-Pak" e esta interseção de duas linhas teve sucesso. Nasceram seis filhotes, dos quais cinco se tornaram campeões e Robert Zoller se tornou um homem famoso nas exposições. Estes cães foram "Ch Cliqout of husky Pak" (a cabeça deste cão pode ser vista no logotipo do AMCA), "Ch Cheyenne of husky Pak", "Ch Cochise of Husky Pak", "Ch Comanche of Husky-Pak" e "Ch Cherokee of husky Pak". Uma vez Bob Zoller disse que "Ch Cherokee de Husky-Pak"  foi o melhor Malamute que já tivera. "Toro Bras Coupe " se tornar o maior touro da raça.

"Toro of Bras Coupe"

Robert Zoller, foi o fundador do "Alaskan Malamute Club of America" , em 1952, e o principal redator do Standard da raça de 1960 ; o primeiro a ter em conta outras linhas para além da Kotzebue, dando lugar a todos os componentes da raça.
Desde então , a maioria dos criadores mais qualificados dos Estados Unidos, e também do Canadá, Austrália, Europa e Japão, basearam a sua seleção na fusão de diversos patrimónios genéticos, com o fim de incluir as melhores características sobretudo destas 2 principais linhas de sangue: "Kotzebue" e  "M`Loot".
No entanto, apesar disso e do percurso de muitos anos desde o inicio da seleção da raça, atualmente ainda podemos encontrar exemplares com marcadas características "Kotzebue" ou "M`Loot".
Nos Estados Unidos os criadores especializados em "M`Loot " puros praticamente desapareceram, embora existam criadores que continuam a promover e difundir o "Kotzebue" puro.
Na verdade, atualmente poderemos considerar que a raça é constituída por sujeitos provenientes das três grandes linhas:

- Os cães do tipo "Glacier" e "Inuit", descendentes dos primeiros Kotzebue e produto da sua evolução;.

- Os cães do tipo "Storm Kloud", com algumas características marcadamente M`Loot;

- Os cães do tipo "T`Domar" , "Kodara" , "Karohonta", descendentes dos Husky-Pak e produto da sua evolução.


National Specialty 1955 - Kelerak BOS & Cherokee BOB

Depois de tantos sucessos, os  Zollers decidiram se aposentar . Sua decisão foi baseada em grande parte, o desejo apenas de manter cães que podiam acomodar confortavelmente como animais de estimação da casa.



Bob Zoller e sua famosa pintura
Bob Zoller
Bob zoller
 

Nenhum comentário: