sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Hinman-Irwin

Irwin e seus cães
Muitos dos homens que voltaram do Alasca para suas casas , trouxeram seus especiais cães de trenó. Embora alguns destes foram Malamutes, muitos passaram suas vidas como companheiros e não foram significantes para a raça como um todo. As exceções foram os poucos cães pertencentes a Dick Hinman e Dave Irwin , agora referidos como os cães "Hinman Irwin".
Dizem que estes cães foram provenientes do extremo norte, das zonas polares, mas não é comprovado, assim a origem é desconhecida. A única coisa a saber com certeza é que eles foram levados para casa pelos exploradores Lowell e Irwin após as expedições no Ártico.
Os cães "Hinman-Irwin" eram maiores e de ossatura forte do que os Kotzebues.
Bob Zoller
Robert Zoller (Bob Zoller), um oficial da Marinha na Segunda Guerra Mundial , enquanto servia em Newfoundland, conheceu um Malamute do Alasca, que causou uma forte impressão. Quando a guerra terminou, Zoller decidiu entrar em contato com alguns criadores desta magnífica raça. Inicialmente, ele foi enviado a criação dos "Chinook"( Seeley) que na época era dirigido por um homem chamado Dick Moulton. Zoller viu os Kotzebue , mas achou um pouco pequeno. Dick Moulton sugeriu a Zoller ver os cães de Dick Hinman, que provavelmente eram mais semelhantes ao que Zoller tinha em mente. Zoller ve os cães "Hinman-Irwin"e a partir desse momento, os cães "Hinman-Irwin" , estariam envolvidos em um programa de melhoramento genético importante ,e se tornariam parte da história do Malamute do Alasca.
Bob Zoller encontra Dick Hinman, Hinman estava ocupado cortando o cabelo de alguém, então Dick,o barbeiro , mandou Zoller dar volta ao redor seu canil . O Zoller viu dois cães que ele descreveu como " os Malamutes mais impressionante que ele já tinha visto em sua vida". Cães eram: "Hinman's Alaska" e "Irwin's Gemo". Zoller, que tinha conhecido os "Kotzebue" e os "M'Loot" , achou que estes cães "Hinman-Irwin" foram os melhores cães visto anteriormente. Então, decidiu comprar um filhote que estava disponíveis de Dick Hinman. O pai da ninhada era o cão "Hinman's Alaska" e o avô era "Irwin's Gemo"(também conhecido como Erwin, Gimo o quimeras).
Robert Zoller decide chamar o seu canil de Husky-Pak. O filhote adquirido de Dick Hinman é chamado de "Kayak of Brookside". Mais tarde, os Zollers decidiram comprar mais três cães malamutes :"Ch. Husky-Pak Mikya of Seguin", "Ch. Apache Chief of Husky-Pak (Geronimo) e " Ch. Arctic Storm of Husky-Pak". " "Kayak" cruza com "Mikya"  e "Artic Storm" . O cruzamento com "Mikya" não foi satisfatório , ja com  cruzamento com "Artic Storm" , nascem três campeões: "Buccaneer", "Black Hawk" e "Banshee" . Zoller se sente sortudo por ter encontrado os cães "Hinman-Irwin" , eles ofereceram qualidade adicionais ao seu programa de melhoramento.
Através do "Husky-Pak" , os cães "Hinman-Irwin" se tornaram tão popular como os outros criadores e deram uma grande contribuição para a evolução para raça Malamute do Alasca.



Kayak of Brookside
Ch Artic Storm of Husky-Pak

Husky-Pak Black Hawk
Buccaneer of Husky-Pak
Ch. Banshee of Husky-Pak



Nenhum comentário: