quarta-feira, 1 de setembro de 2010

"Eu Quero Um Malamute" ("I Want a Malamute!")


Antes de adquirir um Malamute leia este texto do "Chesapeake Area Alaskan Malamute Protection" (CHAAMP).
CHAAMP é uma organização nos E.U.A. , sem fins lucrativos, composta de voluntários dedicados a ajudar e a salvar raça Malamute do Alasca.


Eu quero um Malamute!



Bem, é claro que você quer! Eles são os cães mais bonitos do mundo.
Talvez você tenha visto um Malamute na TV, em um filme, ou viu numa exposição de cães. Talvez um vizinho tinha um quando era garoto , ou você viu recentemente um filhote e decidiu que um Malamute é o cachorro perfeito para você.
Naturalmente, nós aqui no CHAAMP Mals achamos que são a melhor raça. Mas não é um cão para todos. Leia mais sobre eles!




Comuns equívocos sobre os Malamutes:

• Malamutes são lobos? Não, eles são cães.
Malamutes foram utilizados pelos povos nativos do Alasca para puxar cargas pesadas no Ártico em condições duras , para caçar alimentos. Para saber mais: http://www.texalmal.com/alasmal/malhist.html

• Malamutes sempre se dão muito bem com crianças, mais como qualquer outra raça de cães, nem todos os Malamutes são bons com crianças. E cautela é sempre aconselhada, devido ao seu tamanho.




• Malamutes são cães que geralmente fazem amizade com todos da familia, eles não são cães de um unico dono. Raramente latem quando há alguem em sua porta, mas pode faze-lo mais pela atenção!



• Malamutes tendem a ser dominante com os do mesmo sexo , mais pode realmente viver feliz com outro cão, mas os cães devem ser do sexo oposto e devem ser introduzidos e integrados de forma lenta e cuidadosamente.





• Malamutes são estúpidos?
Humm, muitas pessoas equiparam a inteligência com a rapidez com que um cão pode ser treinado para obedecer o seu dono. Malamutes são muito independentes de espírito e vão questionar os comandos. Eles também tendem a ficar entediado com o treinamento repetitivo.
Os Malamutes são bastantes inteligentes para seu próprio bem. Sua capacidade de resolução de problemas irão surpreender voces.
Alguns aprendem abrir a geladeira para obter o seu próprio almoço!











O que pode voce pode esperar quando voce esta possuido por um Malamute:

• Uma vez que você vive com um Malamute, é provável que você fique viciado! Eles são encantadores, inteligente e amorosos.E engraçados. Muito, muito engraçados.











• Malamutes é bem peludo com a pelagem dupla. O subpelo é fofo, espesso e macio. No revestimento exterior, chamado de "pêlo de guarda" , os pêlos são mais grossos, destinados para soltar a neve e o gelo. Malamutes raramente têm "cheiro de cachorro". E sempre se mantêm limpos. Os Malamutes são descritos como gatos devido as maneiras que se limpam , a postura do corpo quando estão relaxando , ou em sua atitude. Trocam de pêlos duas vezes por ano, geralmente em torno de Março e Outubro (dependendo do tempo), trocando o seu subpêlo .  Isso é chamado de "explodir o casaco" . A quantidade de cabelo perdidos dentro de algumas semanas é impressionante. Voce vai encher vários sacos de lixo. Mesmo se você não tiver uma empregada, esta é a época do ano você vai ter que usar muito o aspirador! Em um golpe completo , o subpelo sai em grandes tufos. Além desta troca, Malamutes solta um pouco de pêlo durante o ano todo. Se você gosta de casa muito limpa ou não gosta de pêlo de cachorro em suas roupas e moveis , você deve considerar outra raça.



• Malamutes são cães de matilha e querem estar com sua família. Se você quer um cão indiferente à sua presença, ou um cão que apenas ocupe o seu quintal, você deve considerar outra raça.




• Malamutes muitas vezes insiste em ser o centro das atenções. Se eles não recebem a atenção que eles precisam, eles podem se tornar destrutivos.




• Além de passar o tempo saindo com seus donos, muitos Malamutes desfrutam de treinamentos:"agility", "back-packing", "skijoring" e  puxar trenós ( Sled Dog)  ou carroças com pesos (Weight Pulling).

Back-Packing


• Devido ao seu amor pelas pessoas , Malamutes muitas vezes tornam excelentes cães de terapia, visitando escolas, hospitais, asilos e enfermarias.















• Malamutes não devem ser autorizados a percorrer o bairro sozinho. Eles devem sempre ser mantido na coleira ou em uma área bem cercada. Eles têm uma tendência para vaguear e percorrer longas distâncias em um tempo muito curto. Porque eles são tão confiante, que vão sem ninguém. Deixados à própria sorte, eles podem entrar em brigas com outros cães, molestar animais ou matar gatos da vizinhança.





• A fim de aprender as regras da sua casa, Malamutes devem ter um treinado basico de obediência . Um instrutor ou adestrador que trabalhe com o reforço positivo pode ser de grande ajuda. Você vai entender como motivar o seu Malamute, recompensá-lo para o comportamento que você gosta, e evitar comportamentos que você não quer. Adestramento Positivo não é difícil de fazer e não leva muito tempo (alguns minutos por dia), mas é vital para que você tenha um trabalho de parceria e bom relacionamento com seu cão.









Informações Gerais

Malamutes normalmente não latem a menos que sejam criados com os cães que latem. Em vez de latir, tendem a falar: "woo-woo." Eles também te respondem, o que significa que quando você perguntar-lhes sobre o seu dia, ele dirá tudo sobre ele! Eles também tendem a ter opiniões sobre muitas coisas! Malamutes são especialistas em uivos, especialmente se você tiver mais de um Malamute. Quando escutam sirenes muitas vezes uivam juntos.Você pode persuadi-los a cantar também. Malamutes quando ficam sozinhos ou entediado vão uivar frequentemente.

























Gatos e animais de pequeno porte:
 Malamutes muitas vezes têm uma forte instinto de caça, faz parte do seu património. Eles podem matar coelhos, esquilos, pássaros, gatos. Dois dos meus Malamutes, por exemplo,  mataram uma jovem corça ; uma marmota e uma raposa. Estes mesmo dois Malamutes , no entanto, vivem muito bem com quatro gatos em casa. Alguns Malamutes convivem muito bem com gatos.





Malamutes adoram cavar. Interessante dar-lhes um lugar próprio para escavar ou impedi-los de irem no local com cercas. Mas se você realmente se preocupam com o seu paisagismo, você provavelmente deveria considerar outra raça ou tenha um gato !



Malamutes não necessitam de muita comida. Eles tem o metabolismo muito eficiente. Eles também são especialistas em convencer você de que eles estão morrendo de fome e não foram alimentados.




Malamutes são fisicamente grandes e fortes.
Há algumas pessoas , infelizmente, reprodutores de "Gigantes" Malamutes. Estes cães podem ter a expectativa de vida reduzido e muitas vezes têm problemas no quadril e outros problemas comuns.
Como já foi dito, Malamutes tem uma vontade forte e uma natureza independente. Esta não é uma raça que você pode controlar da maneira que muitas pessoas supõem  serem capazes de controlar o seu cão. Um Malamute não vai obedecê-lo, porque ele te ama, mas porque você desenvolveu um excelente relacionamento, com base em respeito mútuo e compreensão. Treinamento positivo de reforço é necessário. Malamutes não respondem bem ao abuso e à punição física.
Agora que você tem um pouco mais informações sobre o Malamute do Alasca, você estará em melhores condições para decidir se o malamute é uma raça que você pode viver . Ainda há muito mais a aprender sobre o Malamute do Alasca ,e tenha interesse em aprender tudo o que puder, antes de trazer um Malamute para sua casa.






"Chesapeake Area Alaskan Malamute Protection" (CHAAMP): chaamp.org/pages/about-mals.php


10 comentários:

Luíza disse...

Olá Silvia! Mto legal seu blog, vou colocar o link no meu! Mande um aperto no fofo do Qilaq.
Bjuss

Qilaq o Malamute do Alasca do Brasil disse...

Oi Luiza , muito obrigada.
Bjs

Mauro disse...

Olá. Sobre a queda de pêlos: é possível que, em climas mais quentes (moro no nordeste do Brasil, calor intenso o ano todo)o malamute perca mais pêlo? A ponto de sua aparência ser afetada? Para climas tropicais, quem se adaptaria melhor:um malamute ou um husky? Eu amo cães enérgicos, independentes e com aparência lupina, mas não sei se eles podem ser mantidos no clima daqui.

Qilaq o Malamute do Alasca do Brasil disse...

Ola Mauro,
Ja li que a mudança de luz natural provoca a liberação de subpêlo. Cães derramam os excesso desnecessários de pêlos durante os meses mais quentes, mas não a ponto de afetar sua aparencia ! Hoje encontramos cães da raça nordica em climas mais quentes, mas é necessario que estes cães tenham sempre acesso livre em locais com muita sombra e agua fresca. Suas atividades , como caminhada tb devem ser feitos nos horarios mais frescos!! Escovações são importantissimas , principalmente na epoca de troca da pelagem. Escovação regular reduz o derramamento, reforçando simultaneamente a pele e a saúde da pelagem. Todo pêlo que está solto ( morto) é removido e o processo de preparação do novo pêlo é feito, e com isso menos pêlos voce terá em seu ambiente!
Apesar do pêlo do Malamute ser mais lanoso ,creio que não ha diferença entre adaptação de uma raça ou outra. Sobre cães energeticos para mim os huskies são bem mais. E tb na independencia! Malamutes requer muito mais a presença de seu dono.

Mauro disse...

Olá,sou eu novamente.Demorei para ler sua resposta,mas agora vou responder.Minha casa tem um quintal relativamente grande,com uma árvore que tem uma boa sombra,além das áreas internas,que tambem podem servir como refúgio contra o sol,embora não sejam tão arejadas.Mesmo assim,a temperatura daqui quase nunca está abaixo dos 27°C,e nos dias mais quentes chega a 33°C.Mesmo assim,é possível mantê-los,apenas contando com sombra e água fresca?Não tenho muita certeza...

Não conheço um criador de malamute ou husky no meu estado, o Ceará,se puder me indicar algum,ficaria grato.

isac Martins Pansera disse...

gostaria de saber qual é o clima mais adequado para uma vida saudável do cão?

Unknown disse...

Cães como malamutes se adaptam a climas quentes? Tenho muita vontade de ter um malamute mas como Moro No Nordeste fico com medo de maltratar o animal com calor, moro em território litorâneo, minha casa tem sombra espaço, fica quente entre meio dia e 3 horas da tarde, mas como tenho uma área grande o vento circula bastante,e no caso venta o dia inteiro ate que anoite a temperatura cai ficando um pouco frio. Gostaria de saber se esse clima em que vivo seria bom para criar um malamute.

Rafael Ácido Muriático (Braga Ferreira) disse...

me encantei por esta raça! assim que eu tiver minha casa vou me dedicar para ter condiçoes certas para ele!
Conhece algum site ou loja que venda filhotes de malamute?
obrigado!

Vanessa Santos disse...

Olá, como posso adquirir um mutante, há 3 meses estou a procura e não encontro de forma alguma... por favor me ajuda.

Unknown disse...

Tenho um casal de samoiedas, acha que conviveriam bem?