quinta-feira, 8 de julho de 2010

História : Corridas/Expedições/Guerra Mundiais/Polícia Montada

CORRIDAS DE TRENÓ - " All Alaska Sweepstake"

A corrida de cães de trenó se tornou um dos passatempos favoritos dos condutores de trenó (mushers)quando estes não estavam à procura de ouro. As largadas da corrida aconteciam nos bares da cidade. Os vencedores ganhavam grande reconhecimento e premiação em dinheiro, e se tornavam celebridades em toda a região.
 Scotty Allen, John Johnson e Leonhard Seppala foram alguns dos melhores condutores de cães de trenó durante este tempo.
Scotty Allen foi particularmente importante para o esporte, sendo fundamental na organização do primeira corrida oficial de cães de trenó. Seppala era o melhor de todos , com seus magnificos e rápidos huskies siberianos.
Para assegurar a vitalidade e representação das matilhas de cães, o Nome Kennel Club foi criado em 1907. Este decidiu rapidamente a criação do "All Alaska Sweepstake", uma corrida monstruosa entre Nome e Candle, para cima de 650 km.
O "All Alaska Sweepstake", atual "Iditarod", concretizou-se todos os anos entre 1908 e 1917.
Corrida em Nome
A raça malamute do alasca nunca pretendeu ser uma raça rápida, mais os Malamutes também se tornaram popular nas corrida de trenó. Jamais a vitória foi ganha por uma matilha de Malamutes de raça pura. Conhecido pelo arraste de pesadas cargas com uma velocidade moderada, o Malamute nunca poderia concorrer com os outros cães mais aptos á corrida.



                                                                       

                                                                 
EXPEDIÇÕES



Os Malamutes do Alasca têm desempenhado um papel fundamental em incontáveis expedições, eles provaram o seu valor muitas vezes nas missões do Ártico e Antártico. Em 1888, Frederik Elwin Cook e Robert Peary em sua conquista do Pólo Norte e Roald Amundsen em 1911 , conquista do Pólo Sul. No jornal "The Private Journal of Captain G. F Lyon"( 1824) e no livro "The Klondike Stampede " de Tappan Adney's , publicado em 1899, o autor inclui desenhos muito bons de cães de equipes. Ele escreveu que o melhor cão de Yukon foi um cão esquimó, que os garimpeiros de ouro chamavam de Malamute. Knud Rasmunsen e Amundsen descrito para o autor do livro sobre Malamutes:" - Nunca houve um cão melhor adaptadas à vida no norte frio. Seu pêlo é tão espesso que protege do frio terrível . Suas patas são fortes e compactas para que a neve e o gelo não entre nos seus dedos. Não é um comedor agitado. Ele come qualquer coisa e exige alimento essencialmente inferior a outros cães do mesmo tamanho. O Malamute é um cão amigável e leal. Ele gosta de ser mimado mas, ao mesmo tempo, é um concorrente muito ciumento e destemido. Este cão não vai saltar com entusiasmo à sua volta e cumprimentá-lo. É auto confiante, teimoso e às vezes pode até ser um amigo difícil, mas não é verdade que um cão que faz com que um pouco de dificuldade, não pode oferecer muito prazer".
Ernest Koven Leffingwell aproveitado o poder do Malamute do Alasca para mapear e explorar a costa ártica do Alasca e que é conhecido hoje como o "Arctic National Wildlife Refuge".
Hudson Stuck usou os malamutes para explorar áreas remotas do Alasca ocidental na década de 1920. A raça foi escolhida pelo Almirante Richard Byrd nas suas expedições ao Polo Sul. Almirante Richard E. Byrd liderou o maior evento geológico com cães de trenó . Ele era um oficial da aviação naval, e queria ser a primeira pessoa a voar sobre o pólo sul. Em 1928, o comandante Richard Byrd estava organizando sua primeira expedição à Antártida. Ele precisava de um número de equipes de cães de trenó para transferir os equipamentos em varios quilômetros de terreno gelado. Byrd contradou o Sr.Arthur Walden como piloto de cão chefe da expedição, e colocou no cargo do que ele chamou de "montagem" de cães. Sr. Walden, que havia vindo do Alasca, na virada do século 19, entra em contato com o seu velho amigo Scotty Allen no Alasca, para escolher os melhores cães de trenó que ele poderia encontrar. Entre os cães que Allen chegou , vários eram malamutes do Alasca, mais pesado, maior cão do tipo fretamento. A viagem completa , Byrd totalizaram 1.600 milhas, e ele voltou para casa para uma recepção calorosa. Esta expedição ajudou o reconhecimento da raça e foi o primeira de muitas. Quando Walden voltou da Antártica, em 1930, ele vendeu seu canil ao Seeleys que se mudou para sua atual localização no leste. Mais tarde, o Almirante Richard Byrd realizou uma segunda expedição à Antártida. Novamente ele financiou a maior parte da viagem de si mesmo. O objetivo foi orientado para a investigação científica eo estudo dos padrões climáticos da Antártida. O capitão Michael Innes-Taylor foi designado diretor para este acontecimento. O canil , agora dos Seeleys, foi contratado para fornecer os cães Byrd para a segunda expedição. Após o regresso da expedição Byrd em 1938, o Almirante Byrd veio a dedicar uma placa de bronze e Little America , dedicado a todos os cães cujas vidas foram perdidas durante estas expedições."Para todos os cães nobre ...."

Apesar dos avanços do homem de hoje ter apresentado com uma grande variedade de meios para expedições ainda existem pessoas que juntamente com os cães, ainda chegaram a se aventurar, em 1982, o russo, Sergej Soloviev, viajou 10000 km em 243 dias com sua equipe de cães entre Velen e Murmansk. Uma expedição internacional ao Pólo Norte, viajou 6000 km em seis meses com cães, retornando para Mirny em 03 de março de 1990.
Um dos grandes criador de malamutes, Joe Henderson (Ártico Expeditions) usa até hoje seus malamutes para expedições remotas no interior do Ártico do Alasca.



                                                           


GUERRAS MUNDIAS



Durante a Primeira Guerra Mundial, o Governo francês precisava de apoio para suas tropas militares que lutavam contra a Alemanha. Por causa da má condições climaticas o fornecimento para as tropas foram cortadas e os soldados precisavam desesperadamente de alimentos, munições e suprimentos médicos. O Governo francês pediu ao Kennel de Nome ajuda e 450 malamutes do Alasca (e seus trenós) foram enviados para o resgate.
Na Segunda Guerra Mundial, muitos cães de trenó, incluindo os Malamutes, sendo que alguns eram registrados; foram emprestados para o serviço de guerra. Depois da guerra, muitos destes mesmos cães foram utilizados em uma expedição à Antártida. Ja outros , serviram , e em seguida, devido a algumas decisões burocráticas, foram acorrentados a um bloco de gelo e destruída por uma carga explosiva ,esta ação quase incitou um motim entre os homens da Marinha .


                                                             


NORTWHEST MOUNTED POLÍCE - Polícia Montada




A força Polícial Federal do Canadá, em 1920 , não receber o seu título atual. Originalmente era chamado de "Northwest Mounted Rifles". No entanto,reações adversas do Estados Unidos ao que sentia ser uma força armada patrulhando a fronteira entre os Estados Unidos e Canadá , solicitou que o título fosse alterado para "Northwest Mounted Police".
Na virada do século, a Polícia Montada utilizavam trenós com equipes de cães , foram vinte e cinco anos patrulhando 300 mil milhas quadradas de floresta. A primeiro equipe do cão, patrulhavam a vasta região em 1873, em busca de homens que estavam ilegalmente negociação whiskey para os nativos na margem oeste do lago Michigan , onde uma quantia não revelada de whiskey foram apreendidas. O palco ficou armado para um romantismo que seguiu a polícia montada "durante décadas. A emoção do perigo e mistério levaria a que viria a tornar-se uma exploração romântico do que era muitas vezes um trabalho brutal que estes corajosos oficiais realizavam. Inspector Rivett-Carnac escreveu o seguinte artigo em 1938 para o trimestral "RCMP" ( Royal Canadian Mounted Police) , a maioria das romance era imaginado e associado com a patrulha.
"Eu me lembro muito bem, há alguns anos atrás, vendo um filme um pouco dramático do Norte, em que o herói, montado em um trenó, partiu em terras estéreis para o Oceano Ártico, onde ele galantemente resgatou uma donzela em perigo, que foi mantido em cativeiro por alguns vilões. Cada vez que aparecia na tela, o herói e seus cães eram vistos sobre a neve em pleno galope. Apesar do fato de que a viagem foi uma de algumas centenas de milhas ... o trenó era realizado com nenhum alimento para o homem ou cão. Pode-se supor que apenas o condutor, neste caso, estava tão confiante de seus cães que ele considerou que alguns sanduíches no bolso seria suficiente para sustentar a vida até seu objetivo ser alcançado! " . Como qualquer musher sabe, cão de condução não é tão fácil , um fato em que o Inspector certamente concordaria . O romance é, certamente, não leva em consideração a distâncias.Mas o Inspetor Rivett- Carnac falou das dificuldades da viagem de longa distância no ártico em seu artigo. "- Noite após noite, na neve, em temperaturas variando de 60 graus abaixo de zero ... os pés tinham sido cortados ... mocassins ensangüentados ... viajarei no dia seguinte."
Ele também observou que "Os métodos modernos de transporte têm penetrado no norte regiões nos últimos anos. É improvável que a equipe de cães como um meio de transporte sobre as neves no Norte nunca vai se tornar completamente obsoleto, porque, embora seja um meio de locomoção lenta, é aquele que irá receber o viajante ao seu destino, desde que seus próprios poderes são iguais às de seus cães. "

Trinta anos depois, a "Royal Canadian Mounted Police" deixou de utilizar suas equipes de cães. Em 1969, a última patrulha oficial por cães de trenó foi realizada, foi uma viagem especial que eram feitas regularmente. Peter Benjamin viajou durante quatro semanas, com 21 cães, a 500 km de Old Crow para Fort McPherson.

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