terça-feira, 27 de julho de 2010

História : "AKC" & "AMCA"



                                                
Reconhecimento do Malamute do Alasca

No principio dos anos 20, a situação da raça pura Malamute do Alasca era catastrófica : A " Febre do ouro " e as "corridas de Trenó", degeneraram a raça com cruzamentos indevidos. Sem o trabalho árduo de um pequeno numero de amadores entusiastas da raça entre 1925 e 1950,e sem o reconhecimento do Malamute como cão de raça pura pelo "American Kennel Club" (AKC) ,impulsionado por Milton e Eva Seeley, e sem a criação em 1952 do "Alaskan Malamute Club of America" ( AMCA) ,um clube de raça bastante dinâmico, impulsionado por Robert Zoller, o Malamute estaria hoje certamente extinto.
O Reconhecimento da raça aconteceu em 1935,no mesmo ano em que o "Alaskan Malamute Club of America" foi fundado.O período de inscrição original para AKC foi muito curto, apenas o tempo suficiente para obter registro de cães fornecendo uma base sobre a qual a raça poderia crescer e se desenvolver.
Após o acontecimento trágico da segunda Guerra Mundial , quase nenhum Malamutes foi registrado na AKC. O numero de Malamutes que tinha sobrevivido á guerra era tão baixo, que havia o risco da raça se extinguir. São estes cães, maioritariamente de linha Kotzebue. Em 1950 foi necessario reabrirem o registro de AKC ( stud book), mas com especificações mais rígidas. Durante esse tempo, muitos proprietarios registraram seus cães com as novas regras, acrescentando os M'Loot e Hinman , aos Kotzebues registados anteriormente.
De repente, a porta para o registro foi fechado pelo AKC, apesar dos protestos do "Alaskan Malamute Club of America". Todos os Malamutes registrado hoje descente dos Kotzebues ou cães registrados durante o período aberto no final dos anos quarenta , os M'Loot e os Hinman.



Gripp of Yukon
O reconhecimento oficial do Malamute do Alasca  como cão de raça pura data de 17 de Abril de 1935 : neste dia é aprovado o 1º Standard da raça. Este descreveria os  cães  do tipo "Kotzebue ".
 "Gripp of Yukon", propriedade dos Seeleys é o 1º representante da sua raça a ser proclamado campeão dos Estados Unidos, em 1936.


Rowdy of Nome

Registados no Livro de Origens: Rowdy of Nome, Gripp of Yukon ( *24.08.1929) , Taku of Kotzebue, Finn of Yukon, Kearsarge of Yukon, Patsy of Kotzebue, Sheila of Kotzebue, Kobuk of Kotzebue, Kotlag of Kotzebue, Navarre of Kotzebue and Wanda of Kotzebue.


Antarctica Taku's Milt


"O Malamute é muito fino e distinta raça para ser transformado em qualquer coisa, são séculos de adaptabilidade que o ambiente tem produzido. Nossos esforços devem ser para procriar não só Malamutes bonitos , mas fisicamente bons exemplares como foram originalmente encontradas no Alasca. Não é uma questão da criação de um Malamute melhor, mas como um bom Malamute do Alasca deve ser. " (Natalie Norris )





















Referencia
AKC: http://www.akc.org/breeds/alaskan_malamute/
AMCA: http://www.alaskanmalamute.org/publiced/malhist.asp
Serra de Montejunto Alaskan Malamute: http://malamutes.no.sapo.pt/




Nenhum comentário: