quarta-feira, 23 de março de 2011

Alimentação e Nutrição - 2ª parte

Já sabemos então que a alimentação que escolhemos para o nosso cão pode ter algumas repercussões sobre a saúde se não for adequadamente selecionados.
Apesar de termos uma grande quantidade de opções disponíveis de ração , há muitas pessoas que estão optando por fazer o alimento para seu cão. A decisão de não adotar rações esta ligada a fatores que vão desde problemas de saúde,convicções pessoais ,e até mesmo , pela dificuldade em não ter por perto uma loja que venda ração desejada ou prescrita pelo médico veterinário.
Em uma pesquisa da Associação de Alimentos para Animais de Estimação ( ANFALPet) , demonstrou que somente cerca da metade da população de cães e gatos do Brasil é alimentado com rações. Imagina-se que grande parte do restante ainda se alimenta de sobras de comida de seus donos.Estes restos de comidas não são equilibradas e ,geralmente,são muito ricas em gorduras, excesso de carboidratos e temperos culinários como o sal, deficientes de alguns minerais, lipídeos, proteínas ; que podem causar desordens nutricionais aos cães.Nem todos alimentos que o homem consome fazem bem para cão , e alguns podem até a ser tóxico.Mas nem toda comida caseira é prejudicial ao cão. Podemos preparar uma ótima comida que contenha diferentes ingredientes frescos e balanceados (carnes variadas , legumes, cereais, etc). É essencial que haja um rigor na escolha dos alimentos utilizados e a quantidade certa . Alimentação caseira deve suprir todas as necessidades do cão ,sem carências ou excessos , para garantir uma boa saúde a vida toda.
"As dietas caseiras apresentam vantagens e desvantagens quando comparadas aos alimentos comerciais. É sempre importante avaliar todos os pontos, tanto de um quanto de outro, para uma tomada de decisão acertada.
As dietas caseiras podem ser utilizadas em diversos tipos de casos como, por exemplo, alergias nutricionais, obesidade, síndrome da má absorção, oncologia, problemas renais, ou mesmo quando o animal é saudável, mas seu proprietário quer uma alimentação personalizada e diversificada. É importante lembrar sempre que estas dietas devem ser elaboradas de maneira balanceada, respeitando-se os requisitos dos animais e os objetivos para qual a mesma se destina".Dra. Flavia Saad , Médica veterinária, Ph.D em Nutrição - Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) – Núcleo de Estudos em Nutrição de Animais de Companhia (NENAC).
Para cozinhar para o seu cão , é preciso não apenas tempo disponível, também é preciso conhecimento profundo das propriedades de cada alimento e como ele deve ser feito. Uma alimentação caseira podem sair no mesmo preço ou até mais caro que uma ração de boa qualidade!



Ração ou comida caseira ?

Em qualquer uma das opções , devemos procurar uma alimentação capaz de atender integralmente as exigências nutricionais do nosso cão. Oferecer uma alimentação balanceada que possua ingredientes de alta qualidade, palatabilidade e digestibilidade. Encontrar alimentação pode ser um desafio, mas cabe a você descobrir o que funciona melhor para você e seu cão, de acordo com suas preferências e a necessidades.
Se você não tem certeza sobre a maneira correta de alimentar o seu cão ou tiver dúvidas converse com seu veterinário e criador.


Rações comerciais Seca

Não sou a pessoa mais indicada para dizer qual a melhor ração a ser dada para o seu Malamute, apenas posso sugerir que você de preferência as rações classificada como premium ou super premium. "O problema encontrado com as rações de baixo custo é que ao mesmo tempo em que se utilizam níveis nutricionais inferiores , os ingredientes também apresentam digestão ruim, o que pode prejudicar a saúde do animal. Tendo em vista que a digestão do alimento está relacionado com a qualidade dos ingredientes empregados na formulação , a Associação Nacional de Fabricante de Alimentos para Animais de Estimação ( ANFALPet) , tem procurado criar padrões de qualidade para os alimentos por segmentos comercial, baseando-se em resultados de digestibilidade de cada produto.Desta forma,sugere-se que alimentos dos segmentos popular, premium e super premium apresentem pelo menos 70%,75%,80% de digestão da matéria seca ingerida , respectivamente. Para a proteína, estes valores são semelhantes e para gordura são respectivamente de 80%,85% e 90%. Pode-se perceber que , a medida que se melhora a qualidade , o aproveitamento do alimento também é aumentada, o que se reflete não só na saúde , mas também na produção de menor fezes pelos animais. Para o alimento econômicos, estes parâmetros não são definidos , mas o que se percebe é que devido ao baixo custo , estes produtos geralmente apresentam também digestão e palatabilidade inferior." Dr. Ricardo Souza Vasconcellos - Nutrição de Cães e Gatos FCAV- Unesp/Jaboticabal.





Como posso avaliar se a ração é boa para meu cão?

"Avaliação de rações por proprietários":
Nós nutricionistas temos muitos critérios para avaliar uma ração. Mas para vocês, proprietários, fica difícil avaliar com as ferramentas que temos.
Então, sempre coloco o seguinte: o melhor critério para avaliação é a observação do próprio animal. Mesmo porque existem vários fatores individuais. Uma ração pode ser excelente sob o ponto de vista nutricional e o animal não adaptar a ela. Mas alguns pontos podem ser observados:

1- A qualidade das fezes é sempre importante.
Uma boa ração não pode deixar as fezes pastosas. Descartada a possibilidade de doenças, se isto estiver acontecendo, é sinal que algo não está bem nutricionalmente. Pode ser excesso de fibras insolúveis, má qualidade de ingredientes, etc. As fezes também não podem ser em grande volume (e se desfazendo facilmente). Isto também indica indigestibilidade dos nutrientes.
Um excesso de carboidratos na dieta leva a uma fermentação lática acentuada e as fezes apresentam-se de pastosas com coloração clara e cheiro ácido (sem cheiro de podre).
As fezes têm que ser bem formadas, em pequeno volume, consistentes, porém macias. Não podem ser ressecadas. Fezes ressecadas indicam grande absorção e transito intestinal lento, além de pouca quantidade de fibras insolúveis. As fibras não devem estar em excesso, mas são importantes para a motilidade intestinal e prevenção de câncer de intestino.
O cheiro é importante também. As fezes não podem ter cheiro de podre. Isto significa que a proteína não foi bem digerida. Neste caso observa-se fezes bem escuras e as vezes pastosas, mas nem sempre.
Mas um pouco de cheiro SEMPRE tem. Fezes com nenhum cheiro não existe. Nem nas rações indoor (que utilizam Yucca como sequestrantes de odores)

2 - A qualidade do pelo reflete muito a dieta
Uma dieta saudável reflete em pêlo brilhante e resistente. Pelo quebradiço, caindo demais generalizadamente (alopecias localizadas são indicativos de outras patologias) sem causa patológica normalmente liga a luz de alerta. Deficiências de zinco, deficiências de ácidos graxos (normalmente causados por rações peroxidadas devido à má armazenagem), proteínas de perfil aminoacídico desbalanceado podem levar a este quadro.

3 - Qualidade da pele
Rações de má qualidade levam a descamação de pele anormal, dermatoses e outros problemas. Mas antes de afirmar que é a ração, problemas patológicos devem ser descartados.

4- Cheiro do próprio animal.
Raramente animais saudáveis e recebendo rações de boa qualidade não cheiram mal e os banhos são completamente dispensáveis (claro que se o animal se suja muito, deve tomar banhos, mas não em demasia)

5- Preferências individuais dos animais
Não adianta nada a ração ser maravilhosa nutricionalmente se o animal não gosta dele. Mas atenção, o fato dele gostar muito não indica que ela é boa.
Outro ponto; os animais sempre comem mais que suas necessidades nutricionais quando o alimento é palatável e é novidade. Depois vão diminuindo o consumo até estabelecer um consumo ajustado à suas necessidades energéticas. Aqui vejo muito proprietário achando que o animal enjoou da ração e trocando por outra. Isto pode levar à quadros de obesidade. Mesmo que você ache que ele esta comendo pouco, observe o aspecto geral do animal. Perdeu peso? Não? Então está comendo o correto.
Um animal saudável apresenta "score corporal" adequado; costelas, espinha dorsal não visíveis mas facilmente palpáveis. Pequenas quantidades de gordura palpáveis na caixa torácica. Cintura e dobra abdominal visíveis e ausência de depósitos de gordura na espinha e na base da cauda.

6. Avaliação do produto em si
Conteúdo de energia metabolizável - a maioria das rações fornece este dado no rótulo e esta informação é muito importante para o cálculo do consumo de alimentos e nutrientes. A preferência vai para fabricantes que apresentem este dado na embalagem. Fuja daqueles que não a fornecem.
Preço é um fator importante. O ideal seria a avaliação do custo da alimentação diária, baseando-se no consumo de energia ou, no mínimo, custo do quiligrama de nutrientes na base seca.
Reputação do fabricante Subjetivo mas muitas vezes eficaz. Avaliar se a empresa tem boa reputação nacional e internacionalmente, preocupação em conhecer e pesquisar sobre nutrição. A inclusão de dados na embalagem sobre digestibilidade e energia metabolizável são bons indícios, assim como telefone para sugestões e reclamações sobre o produto.
Manutenção dentária avaliação da dureza da ração. A partícula não pode ser muito dura nem muito macia.
É importante que as fontes dos nutrientes sejam da mais alta qualidade, de modo a oferecer a maior digestibilidade possível dos nutrientes. Rações que contem farinha de penas, farinha de sangue, etc, não tem boa digestibilidade nem bom perfil de aminoácidos". Dra. Flavia Saad , Médica veterinária, Ph.D em Nutrição - Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) – Núcleo de Estudos em Nutrição de Animais de Companhia (NENAC) postado na Comunidade do orkut " Alimentação de Cães e Gatos".






Pesquisando em sites de criadores, foruns da raça ; e perguntando para a proprietários de Malamute no exterior e no Brasil, "Qual a ração que voces dão para seu Malamute?", as marcas mais informadas no Brasil foram : Proplan, Hill's , PremieR e Royal canin. No exterior as rações citadas foram: "Solid Gold Wolf Cub Large-Breed","Orijen","Blue Wilderness Salmon","TOTW Wetlands Canine Formula","Innova","Go Natural Grain Free Endurance", "Artemis Maximal Dog", "James Wellbeloved","Natural Balance"," Canidae ","Nutro Natural Choice","Eagle Pack", "Nature's Recipe". Estas rações são a nova tendência do mercado de fora, são as rações holisticas e naturais . Estas rações são baseada numa dieta caseira ,livre de conservantes, corantes e sabores artificiais. Algumas em sua composição não inclui trigo, glúten de trigo, soja, milho, produtos transgénicos ou subprodutos de origem animal e vegetal. Elas podem ser de salmão ou outros tipos de peixes, cordeiro,carne assada, pato , peru e até de Bisão. O Canil "Shayo Alaskan Malamute" optou em desenvolver sua própria ração para seus cães malamutes, em   três opções:Salmão,cordeiro ou frango.
Gostaria muito de dar uma desta rações para meu malamute, mais infelizmente não encontro no Brasil. Das marcas internacionais encontrada no Brasil , o fabricante não nos disponibilizam todas as linhas de ração, e exatamente estas linha são as mais especifica para raça malamute. Por exemplo,não temos a "Eukanuba Naturally Wild North Atlantic Salmon and Rice Formula Dog Food" , "Pro Plan Shredded Blend formula", e nem a "Hill's Nature's Best" .

O Canil Hudsons Alaskan Malamute elaborou um sistema de pontuação e a classificação das rações.

Orientações:

  • Sempre compre ração em lugar de boa procedência e que mantenha condições de higiene adequadas. Evite lojas que tenha aves, passaros, etc , no mesmo local onde se encontra as rações.
  • Ao comprar a ração veja se esta em bom estado e bem lacrada. Não aceite rações com embalagem furada ou rascada!!!
  • Observe sempre a data de validade, que deve estar bem visível.
  • Não compre a granel!! A ração que fica exposta aberta numa loja perde os nutrientes e podem até conter bolor!!
  • A ração deve ficar em local fresco, seco, sem umidade e, de preferência, em cima de um estrado.Também não guarde o pacote de ração perto de produtos de limpeza, quimicos e toxicos!!
  • É aconselhavel guardar a ração na sua própria embalagem dentro de um baldão bem fechado. O tamanho da abertura feita na embalagem na hora de abrir deve ser o sufuciente para retirar o produto. Não deixe o medidor (canequinha dosadora) dentro da ração. Retire ,lave-o e guarde após usar.
  • Mantenha uma rotina de horários. Deixe o alimento à disposição somente por 30 min. e após retire o comedouro, mesmo que o seu cão não tenha comido tudo. Jogue fora o restante , pois os croquetes que sobraram podem estar babados e podem fermentar!! Ofereça a ração somente no horario da próxima refeição. Não deixe a ração direto no comedouro.Rações que ficam expostas podem atrair insetos e bichinhos, perde a palatividade, o sabor e a textura crocante.
  • Limpe o comedouro após todas as refeições.

Ração comercial úmida

Em latas ou em pagotinhos , possuem uma consistencia mais macia , ideais para cães idosos que perderam os dentes,desnutridos ou pós-cirúrgico . Estas rações tem alta absorção e as fezes não formam tanto volume prevenindo a constipação. Sua palatabilidade é alta, ou seja , mais apelo para o olfato e paladar do cão, sendo assim, também indicada para cães mais exigentes, enjoados para comer.Caso seje indicado misturar a ração seca com a úmida, o calculo deve ser refeito pelo veterinário para balancear a alimentação ,só assim ,voce não corre o risco de sobrecarregar a alimentação do seu cão. Ela pode ser oferecida como única fonte de alimentação mais não é considerada ideal. Tem alto teor de agua,sendo o necessario oferecer mais quantidade do que uma ração seca. Possui também mais gordura em sua formulação e um alto nível de sal e açúcar e consequentemente um maior valor calórico. Não tem a mesma capacidade auto limpante realizada pelas rações secas nos dentes dos cachorros, deixando muitos resíduos alimentares na boca e nos dentes dos cachorros, facilidando o acúmulo de tártaro.
Temos a linha prescrição em alimentos em lata , estes são formulados especialmente para ajudar a tratar animais com problemas de saúde ( doenças cardíaca,renal, do trato digestivo,diabete,etc).
Estes alimentos depois de abertos se não for todo consumido, deve-se guardar na geladeira em outro pote, não guarde a lata na geladeira.Leia orientação de quantos dias podem ser consumidos após aberta.Convém amorná-lo após retirar da geladeira. Observe sempre a data de validade,que deve estar bem visível.


BARF (Biologically Appropriate Raw Food - Alimentação Crua Biologicamente Apropriada) e RMB (Prey Model - Modelo com presas inteiras)


Estas duas correntes da alimentação natural são mais recente no Brasil e tem conquistado um grande número de fãs, mas já existe há muito tempo no exterior. No Brasil contamos com um execelente site "Cachorro Verde" .Este site nos da uma boa orientação sobre os tipos de alimentações naturais. Mais como o próprio site informa , antes de ingressar em qualquer uma das alimentação natural para cães e gatos, recomendado que os proprietários e criadores submetam seus animais a exames laboratoriais de rotina, como hemograma, glicemia, coproparasitológico , função renal e hepática, além de um exame físico completo feito pelo médico veterinário. Algum desse exames devem ser feitos 6 em 6 meses ou anual para monitorar a saúde do cão.
Para ter uma consultoria em alimentação natural recomendo o Blog Alimentações de cães e Gatos .




Canis de Malamutes que alimentam seus cães com BARF/ RMB:


Mais peço que todos leiam também
Raw Meat: A Dangerous Fad (Carne crua: uma moda passageira perigosa)
 
  • Um ponto muito importante que devemos ficar atentos são os problemas periodontais, ja que na alimentação caseira cozida e na ração úmida o cão tem muito mais chance de ter tártaro, halitose e gengivite. Portanto as escovações dentárias devem ser mais frequentes, e se for preciso , Uma limpeza  anual dos dentes por um veterinário é recomendada.






Água - um nutriente essencial!!

Como nós , os cães não podem viver sem água. A água mantém o corpo hidratado e promove as funções normais dos sistemas do cão. Dois terços do cão são formados por água e todos os seus tecidos são banhados por ela: 80% do peso do músculo são constituidos por agua! Se o organismo de um cão pode perder todas as suas gorduras e a medade de suas proteínas e permanecer vivo, a perda de somente 15% de água da constituição corporal vai provocar a morte. As funções da água são tantas e tão importantes que ela é essencial!! As necessidades diárias do cão encontam-se em torno de 60 ml por quilo de peso corporal ( com variações às vezes significativas quando em situações mais exigentes como, muito calor, esporte, gestação ,lactação ,etc).
 Verifique sempre se o seu Malamute tem acesso a agua potavel em todos os momentos. Quanto mais fresca a água, mais atraente ela é para o cão. Portanto troque a água do seu cão pelo menos 3x ao dia. Cuidado!!Organismo ruins (Parasitas, giardia,etc) é um dos problemas mais comuns adquiridos através da água não tratada. Se na sua região a qualidade da água encanada não for boa, é melhor oferecer água filtrada ou mineral. No entanto, a melhor água do mundo não vai ajudar se ele é colocado em um recipiente sujo. Tigelas de água devem ser lavados diariamente e desinfetados periodicamente. Use uma tigela de boa qualidade e troque quando estiverem arranhadas e desgastadas. Tigelas de aço inoxidável são os mais fáceis de limpar e resiste arranhões que podem abrigar bactérias.
Malamutes adoram cavar as suas tijelas de água!!!Deixe a água para consumo num suporte alto.

  • Curiosidade:cães de trenó  iram passar meses sem água no estado líquido,mas sobrevivem consumindo neve e gelo.






Referencias:
Water: A Nutritional Requirement
Enciclopédia do Cão - Royal canin - Editora Aniwa Publishing
Revista Animais de Companhia - Edição 09 - março de 2010 - Editora Moinho
Revista Bicho em Casa- " Seu cão é o que ele come".

5 comentários:

Anônimo disse...

Ola, muito bacana o seu blog adorei!

Eu mandei um email pra vc, caso tenha algum tempinho de uma lida depois.

Vc tem msn? me add se possivel Elton_L2@hotmail.com !

Obrigado e parabens pelo blog muito bem informativo e explicativo!

Att.
Elton

Elton disse...

Ola novamente!

Hum procurei em todos os sites da internet, em canis e nao encontrei nada para comprar um filhote de Malamute....

Achei apenas em canil fora do pais la nos EUA. Mas como meu ingles nao é tao bom fica dificil entrar em contato com eles, sem contar que o preço seria absurdo pq teria que pagar o aviao tb (que nao ficaria barato...)e acho que eles nao fariam por ser na america do sul.

Como vc fez para conseguir o seu Malamute? Me envie um email se vc puder pq estou perdendo a esperança ja.... : (

Meu email é Elton_Sorocaba@yahoo.com.br

Obrigado pela ajuda!

Att.
Elton

Qilaq o Malamute do Alasca do Brasil disse...

Oi Elton,
obrigado :)
Já te enviei um e-mail
Boa sorte
Att.
Silvia Helena Oliveira

Sara disse...

muito obrigado por este post, porque eu quero comprar um cachorro e eu estou perguntando sobre as Rações que necessitam desta raça. Eu tenho uma casa grande e dois filhos, estes cães são bons para estar com as crianças? obrigado

Anna Lamonier disse...

Nossa, adorei seu blog. Esses dias estava pesquisando a expectativa de vida de um Husky, e o Malamute me apareceu, um lindo cachorro, parece um lobão *-* Gostaria de saber, como eu conseguiria adquiri um dessa raça, e se aqui no Brasil ele sobreviveria.

Se puder, me mande um email, por favor. Segue o email: anitha.lamonier@gmail.com

Muito obrigada desde já!