quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Diferenças entre Malamute do Alaska e o Husky Siberiano

Muitas vezes confundidos os Malamute do Alaska e o Husky Siberiano apresentam diferenças bastante significativas. Ambas raças foram usadas para puxar trenós, mas sob circunstâncias diferença e por diferentes tribos de Inuit. Os Huskies Siberianos foram criados para serem usados em equipe grande, velocidade moderada , carregando peso moderado à grande distância. A raça siberiana é originária do Extremo Nordeste do Continente Asiatico , na Península de Chukchi, que limita ao oeste com Rio Kolima , onde vivia o povo Chukchi na Sibéria. Ja o Malamute do Alaska, foram criados para equipes menores, de velocidades mais lentas, transportando cargas pesadas em longas distâncias , em terrenos acidentados. Seu povo eram os Mahlemuts que viviam nas regiões do Golfo de Kotzebue e da Baía de Norton, no Noroeste do Alasca ( América do Norte ). Essas duas raças nórdica compartilham a mesma história , mas eles não são a mesma raça.







 Algumas das características diferenciadoras são:


Como o Malamute do Alaska é um puxador de carga pesada na neve, ele é maior e mais robusto que o Husky Siberiano , com maior estabilidade e força de tração. É aceito uma gama maior no tamanho, sendo as medidas consideradas ideais: 63,5cm de altura e 38,5 Kg nos machos ; e 58,5 cm e 34 kg nas femeas. Os pés são redondos, grandes para ter maior superfície de apoio (snowshoe) . Os olhos são castanho , em forma de amêndoa , tamanho médio, inseridas obliquamente no crânio. A expressão é doce ,amigavel e carinhosa. As orelhas de tamanho médio,mas pequena em relação à cabeça , situadas nas bordas externas do crânio (inseridas mais lateralmente) , eretas, triangulares e ligeiramente arredondadas nas pontas. A cabeça é ampla e profunda, em proporção ao corpo;  o focinho são mais largos do que dos siberianos. A pelagem grossa e aspera, nem muito longa e nem suave, subpêlo denso , oleoso e lanoso. A capa protetora pode ter 2,5 cm a 5 cm. Admite-se todas as cores e a única cor sólida permitida é branco. Marcas (piebald) e splash são indesejáveis. A cauda, muito densa, eleva-se sobre as costas como uma pluma.
O Husky siberiano foi desenvolvido para puxar cargas leves em rios congelados.Tamanho 53,5 cm a 60 cm e 20,5 kg a 28 kg nos machos; 50,5 cm a 56 cm e 15,5 Kg a 23 kg nas femea. Tem os pés menores e ovais para cansar menos ao correr. Os olhos amendoados, podem ser azuis ou castanhos, ou um de cada cor ou particolores ( no mesmo olho ter duas cores). A expressão é viva e amistosa , curiosa e até travessa. As orelhas são do tamanho médio, triangular, próximas entre si e inseridas altas sobre a cabeça, ligeiramente arredondadas na parte superior e portadas bem retas. A cabeça média, em proporção ao corpo. Pelagem de comprimento medio, dando um aspecto peludo mas nunca é comprido ao ponto de prejudicar as linhas claramente desenhadas do cão. O subpêlo é suave e denso e de comprimento suficiente para sustentar o pêlo externo. O pêlo externo é reto e um pouco assentado: nunca é duro e nem levantado sobre o corpo. Admite-se todas as cores, branco puro , marcas (piebald) e splash. A cauda com aparência de uma cauda de raposa , defina logo abaixo do nível da linha superior,e é portada acima das costas numa curva garbosa como a do foice.
 
 
 
 
 
 
 
Diferenças no Temperamento
  

Os Malamutes do Alaska são acolhedores, brincalhões e simpático. Demoram mais para amadurecer. Adoram estar com os seres humanos e ser o centro das atenções. São considerados mais calmos do que os Huskies. São mais competitivos com outros cães , principalmente do mesmo sexo. Podem ser possessivos com os alimentos e seus pertences.
 Os siberianos são amigaveis e gentis. São considerados mais prudentes , as vezes apresentam uma certa timidez que para quem não conhece pensa ser arrogância. Normalmente, aceita melhor outros cães. São considerados mais ativos , fujões e independente do que os Malamutes.


O que as duas raças tem em comum


São inteligentes , curiosos , com um sentido muito profundo de hierarquia e do grupo social, são considerados teimosos para adestramentos, caçadores natos , uivadores , cordiais com estranhos e por isso não são cães de guarda , precisam de exercicios para não ficarem entediados e se tornarem destrutivos, não devem andar sem coleira e trocam de pêlo duas vezes por ano.
Ambos cães são maravilhosos e apaixonantes, mas nem todas pessoas estão aptas para te-los.




  • Meu vizinho disse que seu cão é um malamute mais ele não é tão grande como esperava?
 Devemos levar em conta que a nem todos cães seguem a risca o padrão de sua raça. Vc pode ter um malamute com tamanho de um husky ou um husky de altura superior , estes cães estão fora do padrão desejado de suas raças. O mesmo pode acontecer com o temperamento.
Também pode ser que o cão seja um Alusky. Os Aluskies são cães mestiços , cruzamento entre o Malamute do Alaska e do Husky Siberiano. Não são reconhecidos pelas  FCI / AKC . Neste caso, o cão tera a combinação das caracteristicas e do temperamento de ambas raças.

  • Ahhh...então nunca houve cruzamento de uma raça com a outra ?
 Há um pequeno percentual da raça Malamute do Alaska na raça Husky Siberiana.
Para quem tiver interesse é so ler este site:
 "Our Alaskan Malamute Percentage - A study of the influence of the confirmed Malamute % in American Bred Siberian Huskies"




 

Grafico criado por Wendy Willhauck com as diferenças
http://www.minnesotamalamuteclub.com/malvsibe.htm
 
Diferenças entre os Malamute do Alaska e Husky siberianos com fotos comparativas:
http://www.alaskanmalamutes.es/raza/husky.html
 
Diferença entre os Malamute do Alaska e Husky siberianos por Wayeh Alaskan Malamutes & Siberian Huskies
http://www.wayeh.com/aboutsleddogs/description.htm



Husky Siberiana Mirra e Malamute do Alaska Qilaq

















42 comentários:

Kamylla disse...

Gostaria de adotar um

Qilaq o Malamute do Alasca do Brasil disse...

Oi Kamilla,
Me envia seu e-mail. Se ficar sabendo de algum para adoção te aviso.
Abs
Att.
Silvia Helena Oliveira

Unknown disse...

Nossa, desde pequena sou apaixonada por essas raças!!!
Akita Inu também é linda!!!
Sonho em ter um na minha família!!!
Bjinhos,

Lalá

Anônimo disse...

Oola tenho mt vontade de ter um husky preto e brancco de olhos azuis se souber de algum para adoção ficaria mt grato se me manda-se um e-mail adoro cachorros.

meu e-mail: alexsandro2020@hotmail.com

Cristian disse...

Olá, estou pensando em adotar um, mas ainda não sei ao certo se o Husky ou um Malamute

Richer Pio disse...

Olá Qilaq,
Moro em Belo Horizonte, MG.
Gostaria de saber se você tem informação de onde eu consigo comprar ou adotar uma cão da raça Malamute do Alasca com padrão físco semelhante ao original? A possibilidade de manter contato? Meu emai: richercpio@hotmail.com
Agradeço desde já!

Anônimo disse...

queria comprar adotar ganhar um adoro cachorros e tenho condiçao de criar mais 1 qualquer noticia de onde adotar ou comprar pode por favor passar pelo meu e_mail pode ser ate misturado malamute com rusky siberiano ja q muita gente rejeita ok e_mail chock1000@hotmail.com

the tube disse...

Oi, eu queria comprar um husky siberiano preto e branco de olhos azuis mas n sei ode encontrar se ficar ficar sabendo de algum me avisa. obg.

David Jozef disse...

meu sonho é adotar um malamute

jaquinhah lanzanii disse...

Ola meu nome e jaqueline adoro essas duas raças...

gostaria de saber o q vc sabe sobre o Alaskan Klee Kai

meu e-mail e: ja.jakeline@hotmail.com
Agradeço desde ja...

Luciana Sousa disse...

Olá. Estou interessada em adotar um deles, ou rusky ou malamute. Se souber de algo, por favor me informe.
Caso saiba outros lugares que eu possa procurar tbm, agradeço.

meu e-mail: atenalu@gmail.com

obrigada

Ekilis disse...

Ola Qilaq queria adotar ou comprar um malamute, moro no litoral de sc, se vc tiver alguma informaçao de algum para adotar ou a venda na regiao sul ou sudeste me informe, irei busca-lo pessoalmente.
email:ekiliswagner@hotmail.com

Unknown disse...

Gostaria de comprar um filhote de malamute mas tenho receio se ele aguentaria o clima de Cuiabá-MT, já perguntei a alguns criadores e sempre me falam que não teria problema quanto a isso, mas continuo com receio, será que tem alguém que saiba algo sobre isso?

mrsetrus@gmail.com disse...

Independente de qual as duas raças são lindas. Eu tive uma Husky quando pequeno. E gostaria de adotar um, porque infelizmente não tenho condições de comprar. Se souber pode me enviar um email? santos_dam@hotmail.com Muito obrigado. Parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

Doação????

Sério pessoal, o que mais vejo aqui é gente pedindo doação de um Malamute. Por que não pedem doação de um SRD (Vira lata)?

Vocês querem doação de um cachorro que exige muitos cuidados, como ração premium, visitas ao veterinário, banho, tosa e muita atenção. Igual comprar uma BMW e não ter dinheiro para manutenção.

Pensem bem antes de adquirir um cão, ele irá estar com você por 10, 12 ou até 15 anos.

Eu tenho um Pit Bull e u Bulldog francês, ambas as raças você pode encontrar por R$300,00 ou por R$10.000,00 ou até de graça. Tudo depende da linhagem, padrão, qualidade entre outros.

Desculpe pelo desabafo, mas tenho cachorros e fico indignado com pedidos de doação como estes.

Anônimo disse...

Posso criar um desses em apartamento ? Estou tentando converse minha mãe de me dá um.

Unknown disse...

Olá, esta raça gosta de crianças??? tenho dois filhos apaixonados por cachorros, tenho um shi-tzu criado dentro de casa, mas gostaria de um cachorro maior.

Anônimo disse...

Gostei Anonimo!!! (do dia 24 de junho 2013)
finalmente um comentario sensato!!!!!

Cristina

Unknown disse...

Tenho um Husky e o adotei quando ele tinha 4 anos, hoje tem 8. Ele estava magro e era mau cuidado, quando peguei pra mim, logo fiz um convênio animal pra ele porque essa raça é bem sensível, odeia calor, solta pelos todos os dias, é preciso escovar sempre, dar ração prêmio, porque aquelas baratinhas podem deixá-los doentes e desnutridos. Passear com ele todo dia porque ele precisa gastar energia. Ter um desses em apartamento é burrice, ele uiva quando está deprimido ou sozinho porque é muito sentimental. Eu morava em AP e ele destruiu todas as portas porque queria sair atrás de mim, só não chorava tanto porque eu saia com ele 3 vezes por dia durante dois anos até mudar para uma casa. Os vizinhos reclamam quando ele uiva então o ideal é que ele tenha uma companheira da mesma raça ou não. Tenho uma cadela vira lata que agora é sua melhor amiga. Ele não uiva mais e nem detona as portas. Logo, quando estou com ele na rua e vem alguém perguntando como faz pra ter um a primeira pergunta que faço é: Vai ter dinheiro pra cuidar dele? Porque eu deixo de fazer muuuuita coisa pra dar ao meu filhote tudo que ele precisa e claro para minha filhota sem raça também. É fácil pegar um cão pq é bonito. Mas mantê-lo bonito sempre requer cuidado, condições financeiras e acima de tudo, amor e responsabilidade. Quem mora em lugares quentes, tome tento e esqueça essa ideia. Quem acha que qq comida serve, não seja burro pq qq coisa sem ser ração dá diarreia nesses bichinhos. Não tem grana pra veterinário, remédio anti-pulgas, vermes e vitaminas?? Melhor ficar sem cachorro ok. E ser sedentário tb não ajuda. Pensem nisso!!! E conheçam o site de Portugal de cães nórdicos, onde muitos são abatidos todos os meses porque estão em canis lotados e foram largados nas ruas por seus donos imbecis.

Anônimo disse...

Tenho 3 filhotes do malamute do alasca para VENDA, cada filhote ao preço de 2.800,00.
Moro em brasilia-df
Interessados:
tiagocerbele@hotmail.com

Unknown disse...

Daqui q 6 meses vou procurar um husky siberiano macho dos olhos claros para para namorar com a minha husky dos olhos azuis!

Unknown disse...

Gostaria de saber onde eu poderia comprar ou adotar um Amalute do Alaska. Qualquer coisa, entre em contato pelo meu e-mail: thais.tomas@outlook.com. Obrigada!

Anna Ramos disse...

Eu adotei um Husky e ela morreu mês passado. Me deu muitas alegrias. Muito carinhosa mas não gostava muito de outros cães. Conseguia quase se comunicar com seus uivos. Não late. Gostaria de ter outro.

°ღ•Ĵúúúúℋ...●•٠·˙ disse...

Eu gostaria de um caozinho desses....

Pedro Henrique disse...

Alguem sabe o preço do Malamute do Alasca ou algum para adoção?

Unknown disse...

Oi, ganhei um Husky, ele está com 11 meses é lindo o meu bb, mas as vezes acho que ele é Malamute ou então uma mistura pois ele é muito grande e bem maior dos que os Huskys que encontro, encontrei uma fêmea Malamute de 2 anos e o meu bb com 11 meses é do tamanho dela, é uma raça maravilhosa e extremamente dócil e companheira primeira vez que tenho um cachorro e estou perdidamente apaixonada.

Anônimo disse...

A Jaqueline Oliveira explicou muito bem. Me desculpe Qilac, mas voce nao tratou do principal: essas duas racas sao incompatíveis num país Tropical , em centros urbanos, e nao é para qualquer um. Vc deve saber que manter um malamute por exemplo é inviável para quem nao tem disposicao para exercícios, preparo físico para dar conta de um cachorro desses que está acostumado a caminhar Horas e é cao de tracao. Os olhos azuis atraem, mas eles uivam, o Husky nao atende comando e é abandonado, chamam de burro, teimoso. Quando o encanto pelos Belos olhos passam , ele sofre horrores. Nao sao bibelô, cachorrinho de enfeite ou de quem é ocioso. Além do que, o clima Quente, seco ou úmido acaba com eles. Sao animais que deveriam ser proibidos de ser entregues a qualquer um. Na Europa se exige em muitos países uma checagem do Ambiente e das famílias. Tentei comprar um malamute nos países europeus onde vivi e nao consegui pque nao me permitiram. Nem criadores vendem, nem quem tem os animais para adocao permitem que qualquer um os adotem. A coisa é séria. Entao, as informacoes que vc colocou sao didáticas e espetaculares, mas faltou esse lado: nao é para qualquer um. Nao é mesmo !

Anônimo disse...

corrigindo: Silvia Helena Oliveira, pque Qilaq é o nome do cachorro Oliveira, certo? Entao, Silvia, malamutes precisam de quem tenha porte e forca física para acompanhá-los. Tenho malamute e Husky , mas só saio só com os huskyes, com os malamutes nao. E moro em Lugar frio, no Ambiente deles e nao no meu Ambiente. Para quem vive no Brasil, há outras racas mais compatíveis. Lembrando que como foi falado: em Portugal há milhares deles sendo mortos pque o capricho de ter um cao Bonito acaba em tortura e dor para o animal.

Unknown disse...

Gostaria de adotar um
joaopaulosph@hotmail.com
obrigado.

Luna de Haya Bruxa Xamã disse...

Discordo quando disseram que o Husk não atende comandos... Meu Hust não foi adestrado, mas em compensação era inteligentíssimo e obedecia todos os comandos dados a ele quando estávamos caminhando ou em qualquer outro momento.... dócil e meigo ao extremo...
viveu quase 20 anos...
é um dos maiores amigos que já tive...

Anônimo disse...

Ja tive um husky em q era mistura de husky com alaska malamute infelizmente morreu c a velhice viveu mtos anos gostaria de adotar outro .
Milly.emelly@hotmail.com

Unknown disse...

Eu gostaria de adotar um ce for possível pode ser malamute alasca ou Husck Sibéria meu email do Facebook é
Pok.pik@gmail.com

Unknown disse...

Oi quando vi a primeira vez esse cão muito bonito não tive duvida quero um pra mim se vocês souberem de alguem que quer doar um por favor meu email é ederdacostamarcelino@hotmail.com desde já muito obrigado

Unknown disse...

Oi quando vi a primeira vez esse cão muito bonito não tive duvida quero um pra mim se vocês souberem de alguem que quer doar um por favor meu email é ederdacostamarcelino@hotmail.com desde já muito obrigado

Letícia disse...

Esses cachorros são tão lindos! Gostava tanto de ter um, mas onde moro é muito difícil de os encontrar... Estive a ler outro artigo:http://www.peritoanimal.com.br/racas-de-cachorros/malamute-do-alasca.html, que tem informações muito boas sobre eles.

Unknown disse...

OII PESSOAL, JÁ TENHO UM HUSKY E GOSTARIA DE TER UM MALAMUTE, ME AJUDEM
andersansao33@gmail.com

Anônimo disse...

Quero adotar um malamute ou Husky
Email : caio.loki1998@hotmail.com
Amo cães

Marcelo disse...

Excelentes dicas. Vejam também estas estas informações complementares: https://www.peritoanimal.com.br/racas-de-cachorros/malamute-do-alasca.html

Anônimo disse...

Adorei a sua matéria descrevendo cada um e comparando eles. Assim fica muito mais fácil saber qual é qual.
Parabéns!
Aqui encontrei muitas outras informações também, pode ajudar quem deseja adotar ou comprar um.

Manowar live in Pataias disse...

Tanta ignorancia... na Siberia as temperaturas atigem os 40' no verão. Os Husky estão mais que preparados para o calor, por isso mudam de pelo 2 vezes por ano. Podem estar á chapa do sol sem problema. O que não pode faltar é agua fresca,mas isso no Inverno tambem não. Agora eles preferem o frio,isso é claro. Eu vivo em Marrocos e o meu nunca teve problema. Tenho 3 outros amigos e tambem nunca tiverem qualquer problema.

Dagda Cernucha Dragonul disse...

Lindos. Sempre sonhei em ter um Malamute ou um Husky. E não acredito que tem pessoas que rejeitam eles por serem mistura de ambos. Eu sou a favor de misturar raças para que os animais se tornem mais fortes e adaptáveis. Se souberem de um Malamute Siberiano para doação entre em contato por favor.

Regina Remedio disse...

Nossa, esses cachorros, Malamute do Alasca são muito lindos, lembram mesmo os Husky mas parecem mais parrudos.
Eu gostei muito so site de vocês, que junto com essa página me ensinou muito a diferneça.