quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Pelagem

O revestimento do Malamute do Alasca é um exemplo de desenvolvimento específico da raça. O subpêlo fornece proteção adequada para o clima nas mais severas condições meteorológicas. Denso e lanoso (conforme definido no padrão da raça), é uma maneira de ser como uma "roupa de baixo isoladora". Ja o revestimento de cima protege o subpêlo desviando a neve e o vento para fora da pelagem. O Cabelo é visivelmente mais longo em algumas partes e servem para oferecer uma proteção máxima em certas partes do cão. Os Malamutes trocam de pêlos duas vezes ao ano com grandes quedas e necessidade de escovações. Durante os meses de  verão  normalmente  têm uma pelagem mais curta e menos densa. Os Malamutes mostram-se naturalmente numa exposição. A tosa não é aceitável, exceto para dar uma aparência limpa aos pés.
Existem diferentes comprimentos nos revestimentos do Malamute do Alasca , uma considerada normal e desejavel , e outra apresentando uma pelagem mais longa. Há discussões interminaveis entre criadores sobre este assunto. Na pelagem longa , o  pêlo velho ( pêlo morto ) não cai como num cão de pelagem normal . Estes cães de pelagens longas devem ser mais penteados , sendo um dos motivos de afirmarem que este tipo de revestimento não é correto , apesar de o gene está em praticamente todas as linhas. Os Inuit pre-históricos não teriam tempo ou interesse em "pentear" os seus cães , estes cães com a pelagem emaranhada e pesada por segurar o gelo e neve, teria sido uma desvantagem para a sobrevivência.  Normalmente os criadores da raça direcionam estes cães de pelagem longa  para lares como animais de estimação.



É muito dificil dizer exatamente como será a pelagem de um filhote quando estiver adulto. Um criador com muita experiencia poderá fazer uma estimativa  para o revestimento dos cães adultos baseados em outros longos casacos na linha.  Nichole Royer com sua experiencia diz que ao observar um filhote de 5 semanas de idade na luz do sol  , se voce ver o revestimento protetor ( pêlo de cima) um pouco maior do que o subpêlo , criando um efeito circular em volta do corpo ( effec halot ), este tera pelagem curta.


Filhote de pelagem curta , o pêlo de cima é um pouco maior que o subpêlo

Ja no filhote de  pelagem longa a aparencia do pêlo é de "bola de algodão", voce não nota tanto a diferença no tamanho do revestimento de cima e do subpêlo.



Filhote de pelagem longa ,  não se nota muita diferença do pêlo de cima e do subpêlo


 Mas  o comprimento da pelagem e a textura que um cachorro terá, no entanto, não será conhecido até que este esteja com um ano de idade ou mais.
Varios criadores no exterior fazem o teste de DNA para saber se o cão tem o gene da pelagem longa, porém  não há nenhuma comprovação cientifica comprometendo a saúde do cão , e não deve ser apresentada como tal. O teste para pelagem longa não é atestado de doença ou considerado um "exame de saúde".
Pelagens considerada curta ou longa , em ambos os casos , a escovação é vital para manter um pêlo saudável e limpo. É preciso retirar os pêlos mortos para  manter uma boa ventilação da pele. A falta de escovação principalmente na epoca da troca , faz com que os pêlos mortos se acumulem e se não forem retirados podem trazer complicações na pele como dermatites.


Site explicando os diferentes comprimentos do revestimento no Malamute do Alasca
por Nichole Royer
http://nicholescritters.homestead.com/malcolorgeneticsCoatLength.html




Um comentário:

invenitmundo disse...

Finally woolly mammoth will be cloned using leftover tissue,the genetic profile of the mammoth’s closest living relative, the Asian elephant, by inserting bits of mammoth DNA.

invenitmundo.blogspot.com/2016/07/a-new-species-of-mammouth-will-be-cloned.html