Reconhecimento do Malamute do Alasca
No principio dos anos 20, a situação da raça pura Malamute do Alasca era catastrófica : A " Febre do ouro " e as "corridas de Trenó", degeneraram a raça com cruzamentos indevidos. Sem o trabalho árduo de um pequeno numero de amadores entusiastas da raça entre 1925 e 1950,e sem o reconhecimento do Malamute como cão de raça pura pelo "American Kennel Club" (AKC) ,impulsionado por Milton e Eva Seeley, e sem a criação em 1952 do "Alaskan Malamute Club of America" ( AMCA) ,um clube de raça bastante dinâmico, impulsionado por Robert Zoller, o Malamute estaria hoje certamente extinto.
O Reconhecimento da raça aconteceu em 1935,no mesmo ano em que o "Alaskan Malamute Club of America" foi fundado.O período de inscrição original para AKC foi muito curto, apenas o tempo suficiente para obter registro de cães fornecendo uma base sobre a qual a raça poderia crescer e se desenvolver.
Após o acontecimento trágico da segunda Guerra Mundial , quase nenhum Malamutes foi registrado na AKC. O numero de Malamutes que tinha sobrevivido á guerra era tão baixo, que havia o risco da raça se extinguir. São estes cães, maioritariamente de linha Kotzebue. Em 1950 foi necessario reabrirem o registro de AKC ( stud book), mas com especificações mais rígidas. Durante esse tempo, muitos proprietarios registraram seus cães com as novas regras, acrescentando os M'Loot e Hinman , aos Kotzebues registados anteriormente.
De repente, a porta para o registro foi fechado pelo AKC, apesar dos protestos do "Alaskan Malamute Club of America". Todos os Malamutes registrado hoje descente dos Kotzebues ou cães registrados durante o período aberto no final dos anos quarenta , os M'Loot e os Hinman.
O reconhecimento oficial do Malamute do Alasca como cão de raça pura data de 17 de Abril de 1935 : neste dia é aprovado o 1º Standard da raça. Este descreveria os cães do tipo "Kotzebue ".
"Gripp of Yukon", propriedade dos Seeleys é o 1º representante da sua raça a ser proclamado campeão dos Estados Unidos, em 1936.
Registados no Livro de Origens: Rowdy of Nome, Gripp of Yukon ( *24.08.1929) , Taku of Kotzebue, Finn of Yukon, Kearsarge of Yukon, Patsy of Kotzebue, Sheila of Kotzebue, Kobuk of Kotzebue, Kotlag of Kotzebue, Navarre of Kotzebue and Wanda of Kotzebue.
"O Malamute é muito fino e distinta raça para ser transformado em qualquer coisa, são séculos de adaptabilidade que o ambiente tem produzido. Nossos esforços devem ser para procriar não só Malamutes bonitos , mas fisicamente bons exemplares como foram originalmente encontradas no Alasca. Não é uma questão da criação de um Malamute melhor, mas como um bom Malamute do Alasca deve ser. " (Natalie Norris )
Referencia
AKC: http://www.akc.org/breeds/alaskan_malamute/
AMCA: http://www.alaskanmalamute.org/publiced/malhist.asp
Serra de Montejunto Alaskan Malamute: http://malamutes.no.sapo.pt/
Nenhum comentário:
Postar um comentário