Muitas vezes confundidos os Malamute do Alaska e o Husky Siberiano apresentam diferenças bastante significativas. Ambas raças foram usadas para puxar trenós, mas sob circunstâncias diferença e por diferentes tribos de Inuit. Os Huskies Siberianos foram criados para serem usados em equipe grande, velocidade moderada , carregando peso moderado à grande distância. A raça siberiana é originária do Extremo Nordeste do Continente Asiatico , na Península de Chukchi, que limita ao oeste com Rio Kolima , onde vivia o povo Chukchi na Sibéria. Ja o Malamute do Alaska, foram criados para equipes menores, de velocidades mais lentas, transportando cargas pesadas em longas distâncias , em terrenos acidentados. Seu povo eram os Mahlemuts que viviam nas regiões do Golfo de Kotzebue e da Baía de Norton, no Noroeste do Alasca ( América do Norte ). Essas duas raças nórdica compartilham a mesma história , mas eles não são a mesma raça.
Algumas das características diferenciadoras são:
Como o Malamute do Alaska é um puxador de carga pesada na neve, ele é maior e mais robusto que o Husky Siberiano , com maior estabilidade e força de tração. É aceito uma gama maior no tamanho, sendo as medidas consideradas ideais: 63,5cm de altura e 38,5 Kg nos machos ; e 58,5 cm e 34 kg nas femeas. Os pés são redondos, grandes para ter maior superfície de apoio (snowshoe) . Os olhos são castanho , em forma de amêndoa , tamanho médio, inseridas obliquamente no crânio. A expressão é doce ,amigavel e carinhosa. As orelhas de tamanho médio,mas pequena em relação à cabeça , situadas nas bordas externas do crânio (inseridas mais lateralmente) , eretas, triangulares e ligeiramente arredondadas nas pontas. A cabeça é ampla e profunda, em proporção ao corpo; o focinho são mais largos do que dos siberianos. A pelagem grossa e aspera, nem muito longa e nem suave, subpêlo denso , oleoso e lanoso. A capa protetora pode ter 2,5 cm a 5 cm. Admite-se todas as cores e a única cor sólida permitida é branco. Marcas (piebald) e splash são indesejáveis. A cauda, muito densa, eleva-se sobre as costas como uma pluma.
O Husky siberiano foi desenvolvido para puxar cargas leves em rios congelados.Tamanho 53,5 cm a 60 cm e 20,5 kg a 28 kg nos machos; 50,5 cm a 56 cm e 15,5 Kg a 23 kg nas femea. Tem os pés menores e ovais para cansar menos ao correr. Os olhos amendoados, podem ser azuis ou castanhos, ou um de cada cor ou particolores ( no mesmo olho ter duas cores). A expressão é viva e amistosa , curiosa e até travessa. As orelhas são do tamanho médio, triangular, próximas entre si e inseridas altas sobre a cabeça, ligeiramente arredondadas na parte superior e portadas bem retas. A cabeça média, em proporção ao corpo. Pelagem de comprimento medio, dando um aspecto peludo mas nunca é comprido ao ponto de prejudicar as linhas claramente desenhadas do cão. O subpêlo é suave e denso e de comprimento suficiente para sustentar o pêlo externo. O pêlo externo é reto e um pouco assentado: nunca é duro e nem levantado sobre o corpo. Admite-se todas as cores, branco puro , marcas (piebald) e splash. A cauda com aparência de uma cauda de raposa , defina logo abaixo do nível da linha superior,e é portada acima das costas numa curva garbosa como a do foice.
Diferenças no Temperamento
Os Malamutes do Alaska são acolhedores, brincalhões e simpático. Demoram mais para amadurecer. Adoram estar com os seres humanos e ser o centro das atenções. São considerados mais calmos do que os Huskies. São mais competitivos com outros cães , principalmente do mesmo sexo. Podem ser possessivos com os alimentos e seus pertences.
Os siberianos são amigaveis e gentis. São considerados mais prudentes , as vezes apresentam uma certa timidez que para quem não conhece pensa ser arrogância. Normalmente, aceita melhor outros cães. São considerados mais ativos , fujões e independente do que os Malamutes.
O que as duas raças tem em comum
São inteligentes , curiosos , com um sentido muito profundo de hierarquia e do grupo social, são considerados teimosos para adestramentos, caçadores natos , uivadores , cordiais com estranhos e por isso não são cães de guarda , precisam de exercicios para não ficarem entediados e se tornarem destrutivos, não devem andar sem coleira e trocam de pêlo duas vezes por ano.
Ambos cães são maravilhosos e apaixonantes, mas nem todas pessoas estão aptas para te-los.
- Meu vizinho disse que seu cão é um malamute mais ele não é tão grande como esperava?
Devemos levar em conta que a nem todos cães seguem a risca o padrão de sua raça. Vc pode ter um malamute com tamanho de um husky ou um husky de altura superior , estes cães estão fora do padrão desejado de suas raças. O mesmo pode acontecer com o temperamento.
Também pode ser que o cão seja um Alusky. Os Aluskies são cães mestiços , cruzamento entre o Malamute do Alaska e do Husky Siberiano. Não são reconhecidos pelas FCI / AKC . Neste caso, o cão tera a combinação das caracteristicas e do temperamento de ambas raças.
- Ahhh...então nunca houve cruzamento de uma raça com a outra ?
Para quem tiver interesse é so ler este site:
"Our Alaskan Malamute Percentage - A study of the influence of the confirmed Malamute % in American Bred Siberian Huskies"
Grafico criado por Wendy Willhauck com as diferenças
http://www.minnesotamalamuteclub.com/malvsibe.htm
Diferenças entre os Malamute do Alaska e Husky siberianos com fotos comparativas:
http://www.alaskanmalamutes.es/raza/husky.html
Diferença entre os Malamute do Alaska e Husky siberianos por Wayeh Alaskan Malamutes & Siberian Huskies
http://www.wayeh.com/aboutsleddogs/description.htm
Husky Siberiana Mirra e Malamute do Alaska Qilaq |