segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Comportamento

Este soberbo atleta de grossa pelagem, que se parece com lobo, é um cão particularmente afetuoso. Esta é uma das imagens essenciais que nos oferece este cão que nem por isso deixa de ser um cão artico e pode dar amostra de uma independencia que há necessidade de saber dominar. Necessita-se muita firmeza para fazer com que os filhotes entendam as regras que devem observar em convivencia com os humanos.

Impressionantemente tranquilo e digno, o malamute do Alasca adulto é um acompanhante agradavel , que ocupa muito menos espaço do que a sua envergadura faria supor. Alem disso, adapta-se bastante bem a vida interior contanto que possa sair varias vezes ao dia e que não fique sozinho durante horas ( os machos suportam menos a solidão do que as femeas). Não se pode pedir-lhe muitas qualidades de guardião. Este cão , muito unido aos humanos , raramente ladra quando chega um estranho.

Seu carater amistoso não exclui o reconhecimento da hierarquia ; hierarquia entre congeneres quando o cão vive em matilha , e hierarquia humana quase sempre. Como todas as raças articas, com o Malamute do Alasca há que se impor na qualidade de " grande chefe da matilha" . Ainda que não tenha nada de mau, este cão pode tornar-se involuntariamente perigoso, se foi mal educado, devido à sua força fisica. Por outro lado, a existencia de uma clara relação de forças é excelente para o equilibrio psiquico do cão.

Caçador inveterado, tem menos capacidade de escapar que o seu primo, o Husky siberiano. Por mais que lhe atraia uma galinha , uma ovelha , ou inclusive um gato ou um cão pequeno, bastará uma cerca de 1,50 m para que desista.

Muito socialvel com o homem , o Malamute do Alasca suporta muito menos a presença de outro cão do mesmo sexo. E como tem vantagem do tamanho , pode meter-se em brigas as vezes muito duras que exigem a rápida intervenção dos donos. mas , gosta da vida a dois e muitos proprietarios oferecem ao seu cão uma companheira ( ou companheiro).
Outro ponto importante é que estes cães em geral entendem-se muito bem com as crianças. Até torna-se surpreeendentes ver um malamute , que não é nenhum bom guardião , pode se transformar-se em um guarda severo junto a um berço. como muitos cães de grande tamanho , sua relativa falta de jeito pode leva-lo a empurrar as crianças que quase não andam , mas a principio adapta-se rapidamente ao ritmo do pequeno.

Embora o Malamute do Alasca seja um cão de origem artica, suporta muito bem as condições climaticas mais diversas. Pode viver tanto ao ar livre como dentro de casa, mas em todo o caso deve-se protege-lo do sol e da umidade. Tem um metabolismo bastante particular que permite economizar energia ao maximo. Necessita de alimentação gordurosa para poder lutar contra o frio e fazer um trabalho intenso. por essa razão, quando encontra-se nesssas condições é necessario dar-lhe uma comida rica em gorduras. Caso contrario, suas necessidades energeticas , portanto alimentares, se reduzem consideravelmente.

Além de todas estas considerações , há um ponto do qual não pode esquecer quando se está na presença de um malamute : trata-se de um cão de trenó ou mais precisamente um cão de carga. algo que passa despercebidos a muitos donos, pois o Malamute do Alasca pode permanecer inativo durante horas: fiel a seus ancestrais , o Malamute de hoje requer um treinamento adaptado para conservar toda a sua vitalidade. Enganchados a um trenó ou a um carrinho , ou até a uma bicicleta , volta a ser o cão que levava equipe de exploradores até o polo e que participou de corrida All Alaskan Sweepstake. Nos E.U.A. se organizam concursos de tração ( Weight Puling) nos quais se pode ver um so cão arastar mais de uma tonelada sobre a distancia aproximada de 7 metros. Este tipo de exercicio permite que estes cães grandes de 35 kg liberem energias. O nervosismo de alguns exemplares deve-se muitas vezes a uma so causa, a falta de um verdadeiro " Chefe de Matilha".








O Malamute do Alasca, como os cães articos em geral, necessitam um dono à sua altura: que não esqueça que durante muito tempo estes cães ajudaram o homem a sobreviver no desrto artico e merecem uma atenção constante e respeito.



Fonte: Enciclopedia " Nossos Amigos Os Cães" , Volume 3 , Fasciculo 43, Editora Planeta, 1997.
 
 
 
 
 

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Famosos Proprietários de Malamute do Alasca



Musicista Judith Giddings



Judy Collins, uma lenda da história da Música Folk Americana






Herbert Hoover ( Presidente do E.U. A) 1929/1933

Presidente Herbert Tinha 9 cães:
Malamute (Yukon) , 2 pastores alemães (King Tut e Pat) , 2 Fox Terriers (Big Ben e Sonnie) , Collie (Glen) , Irish Wolfhound (Patrick) , Setter (Eaglehurst Gillette) e Elkhound (Weejie)


O comediante e ator Robin Williams
 e seu malamute Sam





Comediante e ator Dom DeLuise


Lançador de baseball Vida Blue




Dr.Ian Dunbar , veterinário , um dos mais respeitados comportamentalista e treinador de cães do mundo e escritor



Atriz Melissa Gilbert



Atriz Cheryl Ladd



Diretor  de cinema George Lucas




Ator Bill Katt



Boxeador Oscar De La Hoya



Nina Blackwood , disc jockey e jornalista americana de música na MTV
Relato de Nina sobre seu malamute: http://home.telkomsa.net/horst/ninab.htm



Ator cômico e cineasta Buster Keaton



Vocalista e guitarrista  John Corabi
 


Baterista Eric Singer



Guitarrista Bruce Kulick


Jogador  John Elway






Marilyn Manson
líder e vocalista da sua banda

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Malamutes Filmes




Deste muito tempo , o Malamute do Alasca vem participanto de varios filmes , como cães de trenós , e no papeis de lobos devido sua semelhança . Porém , os papeis de lobos foi uma faca de dois cume ; a influencia de Hollywood em confundir a fantasia e a realidade , criou a imagem que são "híbridos" de lobos e sendo muitas vezes  acusados de perigosos!!
Os criadores e proprietarios de malamutes começaram a ter mais cuidados na utilização dos seus cães na midia. Alguns criadores do clube da raça , o "Alaskan Malamute Club of America" solicitaram ao estúdio da Disney para que não tenha cães malamutes lutando.
A popularidade dos filmes aumentou também a preocupação com os cruzamentos de Malamutes com Lobos , modificando a forma e a função original do Malamute do Alasca.
A natureza amistosa e as palhaçadas espontâneas que tornam os Malamutes divertidos,  e assim que devem ser mostrados.




 
  Filmes:




"Nikki, O Cão Selvagem do Norte" ( Nikki, Wild Dog Of The North) - 1961
"Antarctica a.k.a. Nankyoku monogatari"/ " ANTARCTICA" - 1983
"Resgate Abaixo de Zero" (Eight Bellow) - 2006
"Indiana Jones e a Última Cruzada" - (Indiana Jones and the Last Crusade) - 1989
"Iron Will - O Grande Desafio" ( Iron Will) - 1994
"Kayla a.k.a. Kayla: A Cry in the Wilderness" - 1998
"Os Garotos Perdidos" (The Lost Boys) - 1987
"Terreno Selvagem" (On Deadly Ground) - 1994
"O Monstro do Ártico" (The Thing From Another World) - 1951
"Caninos Brancos" ( White Fang ) - 1991
"Caninos Brancos 2 - A Lenda do Lobo Branco" (White Fang 2 : Myth of the Wolf While) - 1994
"To Build a Fire" - 1969
"The Christmas Tree" também conhecida como "When Wolves Cry" (Quando lobos uivam)- 1969
"Back to God's Country" - 1919
"The Call of the Wild " - 2000
"The Wild Country" - 1970
"Terras do Norte" (The Wild North") - 1952
"Comandos no Ar" (Strategic Air Command) - 1955
"Perdidos no Alasca" (Lost in Alaska) - 1952
"Mrs. Mike" - 1949
"The Man from Shiloh" - 1970
"Wolf Track" - 1920
"Na Trilha dos Apaches" (Savage Same) - 1963
"Caninos Brancos" (White Fang) - Série TV/1993
"The Alaskans" - Série TV/1959
"The Munsters" - Série TV- 1964
"Dr. Quinn, Medicine Woman" - Série TV /1993
"Sergeant Preston Of The Yukon" - Serie TV/1955




"Dr. Quinn, Medicine Woman"












 
 
 
 
 

 
"Antarctica a.k.a. Nankyoku monogatari"/ " ANTARCTICA" - 1983